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Educação

UPE divulga listão do Processo de Ingresso 2020

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A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, na manhã de hoje (15/01), o listão com os nomes dos 1.740 candidatos classificados no seu Sistema Seriado de Avaliação (SSA) – 3a fase do Processo de Ingresso 2020. A listagem está disponível, exclusivamente, online no site da UPE (www.upe.br) e do Processo de Ingresso (www.processodeingresso.upe.pe.gov.br).

Os três primeiros lugares da ampla concorrência foram do mesmo curso, o de Medicina do campus Santo Amaro. Em primeiro lugar ficou o aluno Pedro Jatobá Arteiro, que obteve a nota 88,53. Seguido por Pedro César Borba, em segundo lugar, com nota 87,70. Na terceira posição geral ficou o estudante Caio Cesar Lucena da Rocha, com a mesma nota final de 87,70.

Entre os cotistas, os primeiros lugares também foram do mesmo curso, o de Medicina no campus Santo Amaro.  Em primeiro lugar do SSA 3 ficou Ana Carolina do Carmo Santos, com a nota 83,30. Na segunda posição entre os cotistas ficou a aluna Manuela Silvestre de Medeiros, com nota 78,43. Seguido por Bruna Alves de Arruda Ferreira, em terceiro lugar, com nota final 78,10.

Ainda hoje (15/01), os candidatos terão acesso aos detalhes dos seus desempenhos no certame acessando o sistema com o login e senha individuais.

Já a listagem dos candidatos remanejáveis (aprovados e não classificados) está com a divulgação mantida para o dia 22/01/2020.

Do total de 3.480 vagas, 1.740 foram disponibilizadas para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e 1.740 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (Mec). Nos dois processos de ingresso está reservada 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE, distribuídas nos 54 cursos de graduação, oferecidos nos campi Recife, Camaragibe, Mata Norte, Mata Sul, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina. 

As provas do SSA 3 da UPE aconteceram nos dias 17 e 18 de novembro e teve 12.828 inscritos.

Os estudantes que se inscreveram no SSA 1 e no SSA 2 terão a divulgação do desempenho individual realizada até o dia 18/03/2020.

MATRÍCULA – Os feras classificados deverão realizar suas matrículas entre os dias 30 e 31/01, pela manhã, das 8h às 12h, e a tarde, das 13h às 16h. Aqueles que não fizerem suas matrículas, nesses dias, serão automaticamente desclassificados. O primeiro remanejamento será divulgado no dia 14/02/20, a partir das 17hs.

As matrículas dos cursos oferecidos em Recife e em Camaragibe deverão ser feitas, nos horários indicados, nas respectivas unidades, são elas:

Para os cursos dos campi Santo Amaro e Camaragibe: auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro – Recife, Fone: 3183-3528;

Para os cursos de Administração e Direito: Faculdade de Administração (Fcap), Av. Sport Clube do Recife, 252 – Madalena – Recife, Fone: 3181-8600;

Para os cursos de Engenharia e de Física de Materiais: Escola Politécnica (Poli), Rua Benfica, 455 – Madalena – Recife, Fone: 3184-7536.

Os candidatos classificados nos cursos oferecidos no interior deverão se dirigir às unidades correspondentes aos cursos ao qual se inscreveram.

  • Campus de Caruaru, Rodovia 104 – Km 62 – Nova Caruaru, Fone: (81) 3719-9444;
  • Campus Mata Norte – Nazaré da Mata, Rua Amaro Maltez, 201 – Bairro Novo – Nazaré da Mata, Fone: (81) 3633-4615;
  • Campus Garanhuns, Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105 – São José – Garanhuns – Fone: (87) 3761-8210;
  • Campus Arcoverde, Rua Cícero Monteiro Melo, s/n – Arcoverde – Fone: (87) 99647-7711;
  • Campus Salgueiro, Av. Verimundo Soares, s/n, Km 511, BR 232 – Salgueiro, Fone: (87) 3871-8707;
  • Campus Petrolina, BR 203, Km 2 – Vila Eduardo – Petrolina, Fone: (87) 3866-6470;
  • Campus Mata Sul – Palmares, Av. Homero de França Limeira, s/n – Santa Rosa – Palmares, Fone: (81) 3661-0172;
  • Campus Serra Talhada, Av. Custódio Conrado, 600 – Nossa Senhora da Conceição – Serra Talhada, Fone: (87) 3831-2311.

O candidato deverá apresentar no ato da matrícula 2 (duas) fotos 3×4 atualizadas, e ainda, original e fotocópia ou, apenas, fotocópia autenticada dos seguintes documentos:

  • Cédula de identidade;
  • CPF;
  • Certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar. Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do ensino médio e os anos finais do 6o ao 9o (antiga 5a a 8a serie) do ensino fundamental em escola pública estadual ou municipal;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Título de eleitor e comprovante de votação;
  • Para homens, prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 (dezoito) anos.  

·     Os ingressantes cotistas, residentes em Recife ou Região Metropolitana de Recife que já são beneficiados com passagens gratuitas através do cartão VEM RMR, deverão apresentar original e fotocópia do cartão.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

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Educação

Gerências Regionais de Educação recebem visita da SEGE para reunião de orientações

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Com o objetivo de dar orientações gerais para o ano letivo, a Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE) está visitando as Gerências Regionais de Educação (GREs) de todo o Estado. Gestores das escolas ligadas às GREs Recife Sul, Metropolitana Sul, Mata Centro, Submédio São Francisco e Sertão do Moxotó Ipanema já participaram da ação que aborda temas como manutenção da infraestrutura, fardamento e kit escolar e orientações gerais para o ano letivo de 2020. As GREs Mata Norte e Mata Sul são as próximas paradas da equipe da SEGE. A previsão é que esta rodada de encontros seja finalizada até a primeira quinzena de março.

“Nós temos uma repercussão muito grande quando a gente vai até a regional e recebe os diretores junto do chão da escola. Essa reunião é muito importante, principalmente por ser no começo do ano, que é um momento bem decisivo para eles que precisam fazer a  escola voltar a funcionar. Juntos, nós fortalecemos a rede e criamos oportunidades de melhorias”, comentou João Charamba, secretário executivo de Gestão da Rede.

Marta Lira, gestora da GRE Recife Sul, comentou no que o encontro interfere dentro da rotina dos gestores. “Nesse encontro foram compartilhados casos e situações que os gestores vivenciam nas escolas, aproximando a atmosfera da secretaria e unidades de ensino. Dessa forma pode-se dizer que a reunião estreita as conexões e reforça o alinhamento das ações”, pontuou a gestora.  (Por Educação PE) 

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Educação

Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte de Juazeiro realiza ações educativas para coibir transporte clandestino

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Ações educativas para coibir o transporte clandestino nas escolas públicas e particulares de Juazeiro (BA) foram realizadas pela Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), que nos últimos dias visitou os Colégios da Polícia Militar Alfredo Vianna, Dínamo e Castro Alves.

Na ação os fiscais de transporte abordavam os condutores de transporte escolar, e o Palhaço ‘Pouquinho’ tratava de forma lúdica o assunto junto aos pais e crianças como forma de mostrar a importância de sempre contratar um transporte regulamentado.

O titular da CSTT, Damião Medrado, destacou que a ação fiscalizatória e educativa garante tranquilidade aos pais e segurança para crianças. “Antes de contratar um transporte escolar para conduzir seus filhos, os pais precisam exigir o selo de vistoria da CSTT, isso garante que esses veículos atendem aos requisitos de segurança”, explicou.

A Companhia informa também que a vistoria do transporte escolar é obrigatória e ocorre semestralmente.   (Por Carlos Britto)

 

 

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Educação

MEC lança programa para aprimorar alfabetização

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O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (18) o programa Tempo de Aprender, voltado para o aperfeiçoamento, o apoio e a valorização a professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º ano do ensino fundamental. O programa tem um orçamento de mais de R$ 220 milhões e foi construído com base em um diagnóstico realizado pelo MEC no qual foram detectadas as áreas da alfabetização que necessitam de mais investimentos.

Segundo esse diagnóstico, as áreas que estão mais carentes, e consequentemente, receberão mais investimento do Tempo de Aprender são a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; materiais e recursos para alunos e professores; e acompanhamento da evolução dos alunos.

O programa será implementado por meio da adesão de estados, municípios e do Distrito Federal, que podem manifestar interesse pelo site alfabetizacao.mec.gov.br.

Ações

Entre as ações previstas pelo projeto Tempo de Aprender estão um curso, com  versões on-line e presencial, para proporcionar aos docentes a aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que os auxiliem a lidar com os desafios postos pelo ciclo de alfabetização feito em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e um curso para auxiliar gestores educacionais, como diretores e coordenadores pedagógicos, também com previsão presencial e on-line, oferecida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Também está prevista o lançamento do Sistema On-line de Recursos para Alfabetização (Sora)  para dar suporte a professores da rede pública em todo o país. A ferramento foi desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime), da UFG, e permitirá o acesso a recursos pedagógicos, como estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas, com respaldo em práticas exitosas de alfabetização.

Outra ação do eixo é o fornecimento de apoio financeiro para despesas de custeio de escolas para atuação de assistentes de alfabetização, profissionais que auxiliam os professores no manejo da sala.  O MEC vai destinar R$ 183 milhões para a iniciativa. Os repasses ocorrerão de acordo com o calendário oficial e deverão atender prioritariamente escolas em situação de vulnerabilidade.

O programa prevê também a reformulação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Também será implementado o Estudo Nacional de Fluência, que irá fornecer às redes de ensino uma ferramenta de diagnóstico de fluência em leitura oral para alunos do 2º ano do ensino fundamental. O estudo será aplicado no fim de 2020 para todas as redes que aderirem ao programa Tempo de Aprender.

O MEC também ainda, por meio do novo programa, realizar a reformulação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) voltadas à alfabetização. O intuito é adequar as avaliações do Saeb aos componentes essenciais para a alfabetização e avaliar adequadamente o desempenho dos alunos em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O ministério ainda pretende valorizar os professores que conquistarem bons resultados, premiando o desempenho de professores, diretores e coordenadores pedagógicos do 1º e 2º ano do ensino fundamental com boas práticas e atividades na área. A medida será realizada, de forma experimental, em 2020, e será expandida em 2021.

 

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