Conecte-se Conosco

Pernambuco

Variante Delta: Mais sete casos foram confirmados em Pernambuco. Total agora são de 36

Publicado

em

Mais 7 casos de Covid-19 causados pela variante Delta do novo coronavírus foram confirmados em Pernambuco. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) no início da noite desta sexta-feira (17) após mais uma rodada do sequenciamento genético de amostras de pacientes com Covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE).

Com essas novas confirmações, Pernambuco totaliza 36 pessoas infectadas pela variante Delta. Das 27 amostras sequenciadas, 20 foram identificadas como linhagem e sublinhagem da variante Gamma (74%), inicialmente detectada no Brasil, e 7 (26%) para a Delta, de pacientes residentes em Exu (1), Camaragibe (1), Petrolina (4) e Primavera (1). Todos os novos casos da variante Delta foram diagnosticados como leves, mas os municípos foram orientados, segundo a SES-PE, a investigar e acompanhar os casos. Dos 7 pacientes, 4 são do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com idades entre 20 e 56 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (4), 30 a 39 (2) e 50 a 59 (1).

Segundo a SES-PE, todas os materiais biológicos foram coletados entre os dias 6 e 27 de agosto nos municípios de Exu, Terezinha, Igarassu, Caruaru, Ipojuca, Camaragibe, Sairé, Petrolina, Primavera e Cabrobó.

A variante Delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020. Segundo estudo divulgado em julho por pesquisadores ligados à Organização Mundial da Saúde e ao Imperial College de Londres, a variante é cerca de 97% mais transmissível do que o coronavírus original identificado na China, sendo assim ainda mais preocupante do que as variantes surgidas no Reino Unido (Alfa), na África do Sul (Beta) e no Brasil (Gama).

Balanço Além desses 7 novos casos, outros 15 casos já haviam sido registrados no último dia 10, sendo 14 de pacientes provenientes das cidades pernambucanas de Araçoiaba (1), Caruaru (4), Escada (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jataúba (2), Quipapá (1), Recife (3) e Fernando de Noronha (1), além de 1 paciente de outro estado: São Paulo/Ubatuba (1), turista que foi testado e notificado por Fernando de Noronha.

Ainda em setembro, outros 4 foram confirmados no dia 2: pacientes provenientes das cidades de Olinda (1), Ipojuca (1), Caruaru (1) e Araripina (1). Já em 27 de agosto, foram confirmados 8 casos da variante em pessoas residentes em Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). Antes disso, no dia 18 de agosto, foram confirmadas 2 amostras com a cepa originária da Índia, de residentes de Abreu e Lima (1) e Olinda (1), que adoeceram em julho.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Ao lado da vice Catarina Garziera, deputado Antonio Coelho celebra ações e entrega equipamentos em Lagoa Grande

Publicado

em

Quarta-feira (27) de muitas entregas na andança do deputado estadual Antonio Coelho pelo sertão pernambucano. Em Lagoa Grande, acompanhado pela vice-prefeita Catarina Garziera, o parlamentar foi portador de boas notícias aos moradores do Assentamento Panelas. A comunidade foi beneficiada com uma ensiladeira picadeira, uma carreta com carroceria de madeira para trator de pneu, tubos e a instalação de um poço artesiano a energia solar.

“Por meio dessa aliança com a vice-prefeita Catarina abrimos um canal para viabilizar várias ações para Lagoa Grande. E hoje é dia de celebrar essas conquistas. Comemorar o acesso à água, que vai livrar várias famílias do carro-pipa e vai permitir certa segurança hídrica. Esse é o nosso compromisso: levar desenvolvimento e progresso para Lagoa Grande”, destacou o parlamentar durante o encontro, que também contou com a presença do ex-prefeito Robson Amorim, da vereadora Lindaci, Henrique Diniz, diversas lideranças e correligionários.

A vice-prefeita Catarina Garziera ressaltou a produtiva parceria com o deputado, frisando as ações que já começam a chegar à cidade. “Estamos aqui em prol da comunidade de Lagoa Grande. A parceria com o deputado já está rendendo bons frutos para a cidade. As ações já começam a chegar a exemplo dessas entregas que estamos realizando hoje”, celebrou.

A gestora também destacou a expectativa em torno das obras de pavimentação asfáltica que vão começar em breve na cidade e são resultantes de um investimento de R$ 2 milhões, oriundos da articulação de Antonio Coelho junto ao deputado federal Fernando Filho (DEM).

Durante a visita ao assentamento, Antonio Coelho ainda citou outras ações que já estão sendo alinhadas para a cidade, como o amplo programa de instalação de cisternas. “Cinquenta já estão asseguradas e vamos garantir outras 50”, assinalou. Ações do Incra também estão sendo articuladas pelo parlamentar a fim de regularizar a situação dos assentamentos da região. “Uma das nossas propostas será o destravamento de recursos para a revitalização da estrada que dá acesso ao Assentamento Panelas, contribuindo, assim, para a locomoção das famílias e o escoamento da produção do homem do campo”, pontou o democrata.

Mais cedo, o parlamentar esteve em Verdejante. Ao lado do vereador Zé Carlos, participou da entrega de um poço artesiano a energia solar na comunidade do Açude Quebrado. O equipamento irá sanar a carência de água na localidade, beneficiando mais de 20 famílias. Ouviu também a demanda dos moradores para que a Barragem do Milagre seja utilizada para garantir a independência hídrica da cidade, tanto no abastecimento das famílias quanto para a agricultura. “Assumimos o compromisso de estudar a viabilidade dessa proposta junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional”, afirmou o parlamentar.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Policiais civis de Pernambuco fazem passeata cobrando reajuste salarial e valorização da categoria

Publicado

em

Mais de 3 mil policiais civis participaram de uma passeata nessa terça-feira, 26, que saiu da sede do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) em direção ao Palácio do Campo das Princesas, em Recife. No ato, organizado pelo SINPOL-PE, os profissionais da segurança pública reivindicaram reajuste salarial e valorização da categoria. Ainda carregaram cruzes nas mãos, simbolizando os policiais civis que morreram de Covid-19.

O secretário executivo da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, recebeu uma comissão formada pelo presidente do sindicato, Rafael Cavalcante, o vice-presidente, Marçal Sobreira, e duas integrantes da diretoria do SINPOL.

Rafael saiu da reunião dizendo que o governo abriu o diálogo. “Finalmente o governo se dispõe a marcar uma data para iniciarmos a nossa negociação. Está marcado para o dia 11 de novembro um encontro com membros da Secretaria de Defesa Social e Secretaria de Administração para discutirmos nossa pauta”, informou.

O sindicato vinha tentando dialogar com o governo há mais de cinco meses, em Campanha Salarial e por valorização profissionais e funcional dos PCs. A categoria entrou em Operação Padrão em 27 de julho, após uma reunião marcada com antecedência de dois meses com a Secretaria de Administração ter sido desmarcada em cima da hora. Do Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Vacina será exigida para os deputados de Pernambuco a partir do dia 3

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) começará a exigir, a partir de 3 de novembro, o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para todos os servidores da Casa, inclusive os deputados estaduais. Todos deverão apresentar o comprovante de vacinação na Superintendência de Gestão de Pessoas.

“A partir do dia 3 de novembro será exigida a carteira vacinal de todos os servidores, inclusive dos deputados. Quem não estiver vacinado terá que mostrar exame que comprove estar imunizado porque já teve a doença. O trabalho vai se dar uma parte remota, como as comissões. Outros serviços serão híbridos, a exemplo das plenárias”, afirmou o primeiro-secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães.

A determinação vale para o acesso a todas as dependências da Casa. Em tese, quem não cumpri-la não vai poder circular por ambientes como as salas das comissões, o plenário, os departamentos e também os gabinetes dos parlamentares.

Não existe um levantamento específico sobre a vacinação na Casa, mas o deputado Alberto Feitosa (PSC), por exemplo, afirma que optou por não receber nenhuma dose do imunizante. Parlamentares apontam que a deputada Clarissa Tércio (PSC) também não teria se vacinado. Segundo um deles, ela informou que não tomou a vacina em uma reunião na segunda-feira (25).

A alternativa é a apresentação de um teste laboratorial atestando a presença de anticorpos. Ainda não se sabe, porém, a frequência com que esse tipo de exame deve ser apresentado. Para a entrada em eventos com mais de 300 pessoas em Pernambuco, por exemplo, o teste negativo é uma alternativa para o caso de pessoas que não completaram o esquema vacinal. Neste caso, é preciso ter o comprovante da 1ª dose e teste rápido realizado por pelo menos 24 horas antes do evento ou teste RT-PCR negativo até 48 horas antes.

Flexível

Parlamentares acreditam que as determinações poderiam ser flexibilizadas para o caso deles, como ocorreu na Câmara dos Deputados, que retornou aos trabalhos presenciais na segunda-feira (25). Um ato do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), diz que as regras para os deputados com mandato, serão definidas em ato específico, o que não ocorreu até então.

A exigência do comprovante está de acordo com a legislação que tornou obrigatória a vacinação para servidores estaduais, empregados públicos, militares de estado, contratados temporários e prestadores de serviços do Estado.

A Alepe está em trabalho remoto desde março de 2020 por conta da pandemia.

Por:PE notícias

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending