Conecte-se Conosco

Pernambuco

Veja as capas dos principais jornais de PE, dessa segunda-feira(01)

Publicado

em

Veja a capa com as principais manchetes dos principais jornais de PE, dessa segunda-feira(01).

Veja a capa de vários outros jornais do país e do mundo  clicando aqui

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.


Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

“Vou processar todos que estão contra mim”, diz prefeito Demóstenes Meira

Publicado

em

Bombardeado por todos os lados, o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), prometeu partir para cima de quem está contra ele. “Vou processar todos eles que estão levantando calúnia, difamação contra mim, contra a gestão pública, contra a minha noiva”, cravou o petebista, em entrevista à Rádio Camará FM na manhã dessa segunda (18). Sobrou até para a blogueira Noelia Brito. “Ela vai ter que me pedir desculpa”, disse.

O gestor garante não ter cometido nenhum crime pelo fato de ter ordenado que os comissionados da Prefeitura fossem ao bloco onde sua noiva, Taty Dantas, cantaria. Meira afirmou que vai se defender em qualquer tribunal ou procuradoria. Também reforçou o que disse nos famigerados áudios, de que cargo comissionado é para estar disponível em qualquer horário. “Independente de religião, todos os cargos comissionados, que eram os meus amigos, teriam que ir”, retrucou, quando questionado sobre insatisfação de alguns evangélicos comissionados. Confira abaixo os tópicos da entrevista.

“Não cometi crime”

Eu não cometi nenhum crime. Era bom que vocês ouvissem o áudio por completo, eu apenas convoco os comissionados, até porque você sabe que tem umas 50 pessoas do ex-prefeito (Jorge Alexandre), que estavam fazendo ameaça pelas redes sociais que iriam jogar ovo em mim, laranja podres, tomate. Eles não são a população, são partes das íntimas pessoas que eu posso recorrer na hora que eu precisar. Eu não disse que iria demitir ninguém, no áudio não tem dizendo: ‘se não for, vai ser demitido, não’. Coloquei que iria fazer um cordão de isolamento e pedi que todos os cargos comissionados me apoiassem, até porque a Prefeitura estava participando. Estava colocando ambulâncias, a guarda municipal fez serviço de segurança pública junto com a política militar. A Prefeitura precisava apoiar o evento.

Noiva não foi paga

Outra coisa, minha noiva não recebeu dinheiro nenhum público. Eu provo em qualquer Tribunal de Justiça, de Pernambuco, do Brasil e do mundo. Ela não recebeu nenhum dinheiro para cantar. Cantou porque ela quis ajudar, mostrar a marca dela em Pernambuco, começando pela cidade de Camaragibe; cidade do noivo dela. Eu sou prefeito, sou noivo dela. Eu não cometi crime nenhum. Foi dito pelo presidente da OAB que o prefeito tem direito de ampla defesa e ao contraditório. Eu não estou dizendo que ele cometeu o crime, em outras palavras, ele disse: Vamos investigar.

Investigação

Cabe ao Ministério Público investigar qualquer denúncia. Estou tranquilo, quero dizer ao povo de Camaragibe que há uma meia dúzia de pessoas que perderam a eleição, e que não admitem que perderam a eleição, querendo criar constrangimento. Por que não vão olhar os 14 quilômetros de canal que eu abri? Por que não vão ver a folha que reduzi de 70% para 50%, atendendo a determinação do Tribunal do Estado de Contas de Pernambuco? Por que eles não mostram a Ponte de Primavera? Quarenta e oito anos o povo pedindo a ponte; e agora a ponte saiu. Por que não mostra as grandes avenidas que eu já construí, inclusive, ligando o Santana para João Paulo II. As grandes obras que estamos fazendo para melhorar a qualidade de vida do nosso povo; as escadarias que eu vou começar a fazer para tratar bem o povo do morro. Criticar é fácil, eu estou muito tranquilo, não cometi nenhum crime.

Patrocínio da Prefeitura

O patrocínio é apoio! Nós colocamos a Guarda Municipal inteira para apoiar o bloco; ambulâncias, paramédicos, para que pudéssemos ter o início do nosso carnaval com muita tranquilidade. Todo mundo sabe que o Canário Elétrico é o Galo da Madrugada de Camaragibe; o maior bloco de Camaragibe. E a prefeitura tem que apoiar. Eu era vereador. Eu trouxe Timbalada, Loira do Tchan, Araketu, Bell Marques; eu trouxe várias bandas. Nunca eu peguei um centavo de Prefeitura. Eu nunca pedi nenhum centavo a prefeito de Camaragibe quando eu era vereador para patrocinar micareta. Quem patrocinava era Pitú, Antártica, Brahma, e outras empresas. Eu não preciso de dinheiro público para fazer festa e a minha noiva não recebeu um centavo.

Processos

Inclusive, eu estou processando aquela blogueira Noélia, de Aldeia, por crime de calúnia, difamação e injúria. E vou processar todos aqueles que me acusarem que eu cometi crime. Minha noiva publicou a portaria que eu nomeei com consciência, tranquilo. Todo mundo sabe que, no Brasil inteiro, eu diria 99% das prefeituras, quem cuida da ação social é a mulher do prefeito. Nada mais justo que ela, minha noiva, cuidar da ação social. Nada contra o outro secretário. Mas chegou ao ponto que eu vi era necessário fazer a mudança.

Filmagem

Ela fez um show belíssimo! O povo amou e, quando saímos, o povo gritou e elogiou ela. Isso não me traz nenhuma preocupação, eu não exonerei nenhum cargo comissionado, eu apenas disse que era para ir. Estava convocando, ia ser filmado, até para saber quem são os meus amigos e quem não são. Eu não exigi, eu pedi para que fossem. Se você pedir o áudio por completo, você vai entender o que eu estou falando. Não cometi nenhum crime, tenho tranquilidade. Vou a qualquer tribunal, a qualquer juiz, e estou com conhecimento sobre todos os áudios.

Evangélicos

Independente de religião, todos os cargos comissionados, que eram os meus amigos, teriam que ir. Se eu tenho alguns evangélicos nomeados, eles não precisam pular o carnaval, ele vai para qualquer lugar. Eu pedi aos meus amigos, que eram cargos comissionados evangélicos, que fossem para dar apoio. Os meus inimigos estavam me ameaçando. Não é o povo de Camaragibe que está fazendo isso; é uma minoria ligada ao ex-prefeito, ex-candidatos a prefeito; frustrados, despreparados, desqualificados. Vou processar todos eles, que estão levantando calúnia, difamação contra mim, contra a gestão pública, contra a minha noiva.

Comissionados

Cargo comissionado é de confiança, de inteira confiança do chefe do Poder Executivo. Cargo comissionado não é funcionário público; cargo comissionado não é contratado. Eu não convoquei nem contrato, nem funcionário público. Eu convoquei cargo comissionado, que é da minha inteira confiança. São meus amigos, pessoas que estavam comigo. São pessoas íntimas, amigas minhas. Infelizmente, alguém vazou o áudio. Mas eu estou tranquilo porque sei o que eu gravei no áudio. Essa oposição vazia e irresponsável tem que voltar para a escola, para a universidade; são ignorantes. Eles não sabem o que é cargo comissionado. Eles não sabem diferenciar funcionário público e contrato de cargo comissionado. Estou tranquilo para responder em qualquer tribunal e em qualquer promotoria de justiça.

Cordão do isolamento

Eu não cometi nenhum crime, apenas convidei os meus amigos para compartilhar. Eu disse que iria fazer cordão de isolamento e que a gente iria filmar. Eu queria ver cada um dos cargos comissionados lá. Eu não disse que estava obrigado a ir. Eu convidei os cargos comissionados. Convidar não é obrigado. O evento iria ser filmado e eu queria ver os meus amigos me ajudando. Fui vaiado pelos inimigos, mas meus amigos, os cargos comissionados, estavam lá para me apoiar.

Não é porque sou evangélico que eu não posso ir em uma convocação do prefeito. Você não soube participar da campanha? Você não soube ser cargo comissionado? Você é amigo, é pessoa íntima do prefeito. Então, na hora que o prefeito chama, não estou obrigando. Não ameaço ninguém. É minha obrigação ver quem está do meu lado, quem respeita a gestão. Não obriguei, nem demiti, não puni ninguém. Quem me ligou, os cargos comissionados, foram liberados.

“Autêntico”

Eu sou um homem autêntico. Eu não tenho medo de ninguém e nem de nada. Eu vou para o enfrentamento. A oposição me provocou demais; agora ela vai ver o que é um prefeito de fato. Eles vão ver o que é trabalhar para uma cidade. Se eu já estava trabalhando, agora vou trabalhar muito mais. Eles vão me ver, agora, nos quatro cantos da cidade. Na limpeza urbana, na limpeza do canal, na Ponte da Primavera, na escadaria. Em todas as obras do município eles vão me ver. Eu vou fazer um enfrentamento pessoal porque eu não tenho medo da oposição.  Eu sou responsável; eu sei o que falo e não vou falar besteira pata me prejudicar. Eu sei o que é uma gestão pública. Eu sei o que presta e sei o que não presta. Eu estou disposto a responder ao ministério público, juiz, tribunais, porque eu não cometi nenhum crime.

Noélia

Eu vou processar essa jornalista Noelia; ela vai ter que me pedir desculpas. Eu não cometi nenhum crime e não saiu nenhum dinheiro da prefeitura pra pagar o Canário Elétrico. Ela não sabe com quem ela mexeu, vai ser processada e vai ter que responder.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

PGJ e promotoria de Camaragibe vão investigar peculato e improbidade confessados em áudios do prefeito Demóstenes Meira

Publicado

em

Ao que tudo indica, a impunidade que reina para o prefeito Demóstenes Meira (PTB) de Camaragibe está com os dias contados

O Procurador Geral de Justiça de Pernambuco, Dirceu Barros, que foi reconduzido ao cargo em cerimônia realizada na última sexta-feira, ao tomar conhecimento no domingo (17), do conteúdo dos áudios enviados pelo prefeito de Camaragibe a grupos de servidores do município, “convocando” os comissionados a comparecerem em peso ao show promovido pela própria Prefeitura, da cantora Taty Dantas em um Bloco de Carnaval do secretário de Educação, tudo patrocinado pela Prefeitura, determinou a instauração de um PIC (Procedimento de Investigação Criminal) para apurar a prática do crime de Peculato, por Meira. Peculato ocorre quando há desvio de dinheiro público para fins privados. A prática de eventuais crimes por prefeitos, em razão do foro privilegiado, são investigados e processados por iniciativa do Procurador Geral de Justiça.

Além disso, o Procurador Geral de Justiça já teria encaminhado os áudios à Promotoria de Justiça de Camaragibe para que seja apurada a prática de improbidade administrativa.

Nos áudios, Meira manda que todos os cargos comissionados da Prefeitura compareçam a um show da noiva, a cantora Taty Dantas, que nos áudios ainda é apontada por Meira como sua “futura esposa”. Taty Dantas também teria um cargo comissionado de mais de R$ 3 mil na Prefeitura.

Em um dos áudios o prefeito Meira diz: “Quero todos os cargos comissionados no Bloco ao meio-dia! Independente de ser crente, espírita, católico, de não gostar de Carnaval, eu quero todos os cargos comissionados! Eu também não participo de Carnaval, mas eu vou dar apoio ao show da minha namorada e futura esposa Taty Dantas. Eu quero todos presente (sic) no Bloco. Eu vou fazer uma filmagem, eu vou fotografar todos os comissionados que estiverem no Bloco, ok?”.

Em outro áudio, o prefeito diz: “eu quero todos os cargos comissionados de frente ao trio, onde vai cantar minha noiva Taty Dantas porque inclusive eu vou usar da palavra e falar com o povão. Eu sei que vai ter muita gente de fora, esse Troinha vai trazer muita gente. Eu quero todos os cargos comissionados. Eu vou fazer um cordão de isolamento ao redor do trio só pra ficar os cargos comissionados… eu vou filmar… eu vou contar todos os cargos comissionados… Depois que ela cantar as músicas dela tá todo mundo liberado. Mas eu quero todo mundo a partir do meio-dia ao redor do trio. Vamos fazer um cordão de isolamento. Já chamei 30 guardas municipais pra fazer o cordão de isolamento (…). Nós vamos filmar todo o evento e aí eu vou saber todos os cargos comissionados que foram. Eu tô pedindo o apoio, até porque cargo comissionado tem que dar força ao evento e o evento é da Prefeitura também porque nós patrocinamos o Canário Baleado do nosso secretário de Educação Denivaldo Freire.

O prefeito Meira coleciona polêmicas e denúncias, uma das quais já estaria sendo investigada pela Procuradoria Regional Eleitoral envolvendo também ameaças a cargos comissionados. Em outra polêmica, Meira expulsou um Auditor do TCE da sede da Prefeitura para não ser investigado. O TCE soltou uma nota, mas até onde se sabe, não tomou medidas mais assertivas contra a agressão de Meira contra seu servidor. Com os blogs do Igor e da Noélia.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Camaragibe: Prefeito é investigado por mandar funcionários assistirem a show de noiva em Pernambuco

Publicado

em

O Ministério Público de Pernambuco informou, nesta segunda-feira (18), que abriu procedimentos para investigar possíveis atos de improbidade administrativa do prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB). Em áudios enviados pelo WhatsApp, o prefeito pediu para funcionários comissionados comparecerem ao bloco de carnaval Canário Elétrico ao “meio-dia” de domingo (17), no qual sua noiva, a secretária municipal da Ação Social, Taty Dantas, cantaria.

— Quero todos os comissionados no bloco de meio-dia, independente de ser crente, espírita, católico, de não gostar de carnaval. Eu quero todos os cargos comissionados. Eu também não participo de carnaval, mas eu vou dar apoio ao show da minha noiva, futura esposa Taty Dantas — mandou o prefeito. — Vou fazer uma filmagem, vou gravar todos os cargos comissionados que estiverem presentes. Ok? — completou.

Camaragibe fica na Região Metropolitana de Recife. A cidade tem cerca de 150 mil habitantes.

— Pessoal, aqui é o prefeito Meira mais uma vez falando com vocês. Eu estou acompanhando de perto. Quem clicou e ainda não viu a mensagem trate de ouvir a mensagem. Eu estou convidando a todos os cargos comissionados. Então, trata de ouvir a mensagem, porque eu estou acompanhando de perto quem está clicando, quem está abrindo. Quem está dormindo, quando acordar, clica e escuta minha mensagem — disse o prefeito, conforme os áudios de WhatsApp.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, determinou à assessoria criminal do Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça abrir procedimento investigativo criminal para apurar se o gestor cometeu crime de peculato — uso indevido de recursos públicos para patrocinar fins privados e pessoais. Como prefeitos possuem foro privilegiado, uma eventual responsabilização criminal ficará a cargo do procurador-geral.

Já em relação à prática de improbidade administrativa, Barros encaminhou o material à Promotoria de Justiça de Camaragibe. A promotora de Defesa do Patrimônio Público, Mariana Vila Nova, instaurou procedimento para investigar o caso.

Outro lado

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Camaragibe e deixou espaço aberto para manifestação dos citados. Em nota, a OAB-PE disse que seu presidente, Bruno Baptista, encaminhou nesta segunda-feira (18) ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) um pedido de investigação contra o prefeito de Camaragibe. “O bloco Canário Elétrico, que contou com a participação da noiva do prefeito, é organizado pelo secretário de Educação de Camaragibe, Denivaldo Freire. A contratação de Taty Dantas, segundo informação do próprio secretário, foi feita a partir de um pedido do prefeito Demóstenes Meira”, diz o texto.

Segundo a OAB-PE, o anúncio do pedido de investigação foi feito por Bruno Baptista no domingo, tão logo chegaram ao seu conhecimento os áudios do prefeito. “Neles, Demóstenes Meira afirma que o evento seria gravado e que ele verificaria a presença dos funcionários, ficando, subliminarmente, uma ameaça de exoneração dos ocupantes de cargos de livre nomeação que não comparecessem ao ato. À imprensa, o gestor reconheceu o teor dos áudios, mas alegou que não se tratava de uma convocação, mas de um convite para fortalecer uma ação de gestão. Além do pedido de investigação pela convocação dos servidores, o presidente da OAB-PE vai pedir investigação para saber se houve uso dinheiro público para custear a apresentação da noiva do prefeito.”

De acordo com a nota da OAB-PE, os organizadores do bloco, em entrevista à imprensa, negaram ter recebido recursos do município, apenas apoio logístico. Em matéria veiculada no telejornal Bom Dia Pernambuco, o prefeito aparece abrindo o Carnaval da cidade e apresentando a noiva como uma das apresentações do dia. 

“Em tese, pode caracterizar desde improbidade administrativa por um assédio moral, porque tem uma ameaça de exoneração para quem não comparecer”, disse Bruno Baptista. “Claro que precisa-se assegurar ao prefeito o direito ao contraditório e ampla defesa. Mas é necessária uma investigação aprofundada do caso. Nós vamos pedir isso ao Ministério Público e acompanhar o desenrolar do caso”, emendou. Fonte: Estadão

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending