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Em maio de 2019, o governo Paulo Câmara lançou o programa Caminhos de Pernambuco, divulgado como “o maior programa de reestruturação da malha viária lançado no Estado”. Com investimento inicial de R$ 505 milhões, hoje, dois anos depois, apenas R$ 79 milhões do valor total se transformaram em obra concluídas. Confira o detalhamento das obras concluídas, em andamento e as últimas licitações, além dos valores investidos.
Metas do programa Caminhos de Pernambuco
Expectativa – Requalificar 5.554,50 km de estradas até 2022
Investimento inicial – R$ 505 milhões
Valor investido – R$ R$ 322 milhões (entre maio de 2019 e abril de 2021)
Empregos gerados com as obras – 800
Investimentos concluídos – R$ 79 milhões
Investimentos em andamento – R$ 167 milhões
Investimentos em manutenção – R$ 65 milhões
Tentativa de captação de recursos – R$ 1 bilhão
Entenda como está o andamento do projeto:
Obras em andamento:
Implantação e pavimentação da VPE-674, que compreende o acesso a Lagoa do Barro, em Araripina
PE-166 (na segunda etapa que vai de Serra dos Ventos, em Belo Jardim, até o distrito de Barra de Farias, em Brejo da Madre de Deus)
Reconstrução PE-193 (Capoeiras/Caetés)
Reconstrução PE-635 (Afrânio/Dormentes);
Reconstrução PE-275 (Sertânia/Brejinho)
Requalificação PE-337 (Flores)
PE-365 (Serra Talhada/Santa Cruz da Baixa Verde)
Projetos
Atualmente, está em desenvolvimento projetos para a requalificação total de sete rodovias, o que corresponde a 486,30 quilômetros. O investimento previsto é de R$ 363 milhões.
Entre as vias:
PE-264(São José do Egito/Grossos)
PE-45 (Escada a Vitória)
PE-145 (entre Cachoeira Seca e Jataúba)
PE-300 (Águas Belas a Inajá)
PE-270 (Arcoverde/Buíque/ Tupanatinga/Itaíba)
PE-265 (Sertânia)
PE-336 (Ibimirim/Inajá)
PE-95 (Limoeiro)
Licitações em curso
PE-17 – Estrada da Muribeca, Jaboatão dos Guararapes
Extensão de 11,90 quilômetros
Investimentos: R$ 33,6 milhões
PE-18 – da BR-101, em Paulista, até a Penitenciária Mourão Filho, em Abreu e Lima
Extensão de 3,6 quilômetros
Investimentos: R$ 8,7 milhões
PE-75 – da PE-62, em Goiana, até a entrada da PE-82, em Ibiranga,
Extensão: 39,7 quilômetros
Investimento: R$ 52 milhões
PE-576 – Trindade até Ipubi
Extensão: 18,8 quilômetros
Investimento cerca de R$ 45 milhões
PE-550 – da entrada da BR-428, em Caraíbas, passando pelo projeto Fulgêncio, seguindo até Urimamã.
Investimento: R$ 30 milhões
PE-265 – Segunda etapa de recuperação da rodovia, em Sertânia
Extensão: R$ 8,3 quilômetros
Investimento: 38,2 milhões
PE-574 – Lagoa Grande (detalhamento não informado)
Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco