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Educação

Veja quando e como será o início do ano letivo em escolas de Pernambuco

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Nesta semana começa o ano letivo de 2021  para algumas redes de ensino. Pernambuco tem mais de 2 milhões de alunos na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), em escolas públicas e privadas.

Os colégios municipais concentram mais estudantes, cerca de 1,1 milhão. Na rede estadual estão matriculados 575 mil alunos. As escolas privadas somam 400 mil estudantes.

Devido à covid-19, as aulas, em vez de serem totalmente presenciais, como ocorria antes da pandemia, agora as atividades já se iniciam no modelo híbrido, que intercala aulas nos colégios e em casa, remotamente.

Nesta semana deve haver posicionamento do governo de Pernambuco sobre a liberação ou não de aulas presenciais em escolas públicas da educação infantil e do ensino fundamental.

Veja, abaixo, como será o começo do ano letivo em Pernambuco:

Rede privada

  • Todas as etapas da educação básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – estão autorizadas a terem aulas presenciais. Na maioria das escolas, o ano letivo começará esta semana. Como há limitação de espaço físico por causa do distanciamento e existem famílias que preferem manter os filhos em casa, o modelo no retorno será o híbrido (atividades presenciais e remotas). São cerca de 400 mil estudantes

Rede estadual

  • Os 150 mil alunos do ensino fundamental começarão o ano letivo quinta-feira (04). Por enquanto não há autorização do governo de Pernambuco para aulas presenciais para esses estudantes. As aulas, portanto, serão apenas remotas. Mas nos próximos dias a Secretaria Estadual de Educação deve anunciar novidades sobre o assunto
  • Para o ensino médio, que soma cerca de 303 mil adolescentes e jovens, está liberado o ensino presencial. As aulas terão início também quinta-feira (04), no formato híbrido. Estudantes escolherão se querem voltar presencialmente para as escolas ou vão manter os estudos com atividades online. Na quarta-feira (03), professores farão planejamento do ano letivo.

Redes municipais

  • Não há liberação do governo estadual para que os 1,1 milhão de alunos da educação infantil e do ensino fundamental retomem a frequência presencial nas escolas municipais. Somente o Comitê Estadual de Monitoramento da Covid autoriza isso. Cada município pode começar o ano letivo, mas por enquanto apenas de forma online. A expectativa é que haja anúncio esta semana de quando poderá voltar o ensino presencial nessas unidades.
  • No Recife,  o ano letivo de 2020 acabou na última sexta-feira (29). Professores e alunos, portanto, estarão de férias. O ano escolar de 2021 deve começar na primeira semana de março.

Regras

Escolas que vão oferecer ensino presencial devem seguir o protocolo sanitário para área educacional, elaborado ano passado pelo governo estadual. Veja algumas regras

  • Bancas devem ficar distantes 1,5 metro umas das outras, na sala de aula
    Parques infantis devem ter o uso suspenso
    Uso de máscara é obrigatório para alunos, professores e funcionários
    Deve-se manter lugares fixos para os estudantes em sala de aula
    Pias e álcool 70% devem ser ofertadas para limpeza das mãos de todos da comunidade escolar
    A limpeza e desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, teclados, maçanetas, botões), assim como das salas e banheiros, deve ser reforçada.

 

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Educação

Senai abre 275 vagas gratuitas para 11 cursos; saiba mais

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O Senai de Paulista, no Grande Recife,  abriu 275 vagas gratuitas para 11 cursos de aperfeiçoamento. 

As atividades terão início entre os dias 27 de janeiro e 13 de fevereiro.

Elas serão realizadas nos seguintes locais: 

Paulista

Igarassu,

Escada, 

Nazaré da Mata,

Machados,

Serra Talhada  

Palmares 

Nesses últimos locais, onde não há unidades do Senai, as aulas serão ministradas em espaços cedidos pelos municípios ou instituições parceiras. 

Como se inscrever 

Para se inscrever, é necessário acessar o link disponível no edital e atender aos seguintes requisitos: idade mínima de 16 ou 18 anos (de acordo com o curso), declaração de baixa renda, além de apresentar a documentação básica (RG, CPF e comprovante de residência).

As inscrições estarão abertas até 15 de fevereiro, e o critério para preenchimento das vagas será a ordem de inscrição. 

Os cursos ofertados são: condicionador de ar tipo split system, básico de análises químicas instrumentais, técnicas de marchetaria geométricas em laminados, básico de construção civil, manutenção hidráulica predial, gestão dos sistemas logísticos, logística industrial, desenvolvimento de habilidades gerenciais, técnicas para encarregado de produção, modelagem industrial e técnicas de marchetaria geométricas em laminados. 

Para receber o certificado de conclusão, é necessário cumprir pelo menos 75% da carga horária e obter nota igual ou superior a 7. 

Foto divulgação

Por Diário de Pernambuco

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Educação

Pobreza multidimensional: pandemia eleva taxas de analfabetismo em crianças no Brasil

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A pandemia de covid-19 deixou marcas profundas no Brasil, especialmente entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Dados do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil – 2017 a 2023, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nesta quinta-feira (16), revelam um cenário alarmante: 30% das crianças entre 7 e 8 anos não estavam alfabetizadas em 2023, mais que o dobro do percentual registrado em 2019 (14%).

Essa piora expressiva demonstra o impacto da interrupção das aulas presenciais e das desigualdades sociais que se agravaram no período.

O relatório aponta que crianças mais jovens, que deveriam estar consolidando as bases da alfabetização entre 2020 e 2022, enfrentaram dificuldades ainda maiores devido à falta de acesso a ferramentas digitais e suporte pedagógico em casa.

A crise educacional é parte de um quadro mais amplo de pobreza multidimensional, que afeta cerca de 55,9% das crianças e adolescentes brasileiros, segundo o estudo.

Impacto do analfabetismo na pobreza multidimensional

A privação educacional é um reflexo direto e também uma causa de outras privações. O relatório do UNICEF identifica sete dimensões de pobreza multidimensional – renda, educação, informação, proteção contra o trabalho infantil, água, saneamento e moradia –, todas interligadas.

Em 2023, enquanto houve avanços em áreas como renda e acesso à informação, a educação apresentou o pior desempenho, destacando o atraso escolar e o analfabetismo como graves desafios.

“A renda não resolve todo o problema da vulnerabilidade da família, como o acesso à moradia, por exemplo. Não podemos esperar que uma criança aprenda bem se não tem uma moradia adequada”, explica Liliana Chopitea, chefe do políticas sociais do UNICEF no Brasil.

“Mesmo se você tem regularizado e facilitado o acesso à educação, é impossível que uma criança que não está bem alimentada aprenda”, exemplifica.

Algumas das outras dimensões que podem impactar o processo de aprendizagem, mesmo que as crianças estejam devidamente matriculadas, apresentam-se da seguinte forma:

  • Moradia inadequada, como residências superlotadas ou sem acesso à água potável, dificulta a criação de um ambiente de estudo adequado;
  • Insegurança alimentar, que afetava 37,9% das crianças em 2023, compromete o desempenho cognitivo e a atenção em sala de aula;
  • Famílias com baixa renda frequentemente priorizam a sobrevivência imediata, o que pode levar à descontinuidade nos estudos ou ao envolvimento precoce das crianças em atividades econômicas.

Desigualdades regionais e raciais

O impacto do analfabetismo e do atraso escolar é desigual no Brasil. Crianças negras e de áreas rurais são as mais atingidas, conforme os dados:

  • Em áreas rurais, 95,3% das crianças e adolescentes enfrentam algum tipo de privação, sendo a falta de infraestrutura escolar e de transporte dois grandes obstáculos;
  • Crianças negras apresentam índices mais altos de analfabetismo (30% em 2023) em relação às crianças brancas (12,3%), evidenciando uma desigualdade racial histórica que se agravou durante a pandemia;
  • Além disso, os estados do Norte e Nordeste concentram os maiores índices de privação multidimensional. Por exemplo, no Maranhão e no Pará, mais de 80% das crianças vivem sem acesso pleno aos seus direitos básicos.

Políticas públicas

O relatório destaca que a expansão do Bolsa Família foi crucial para reduzir a privação de renda, beneficiando cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes em 2023.

Contudo, os avanços no campo econômico não se traduziram em melhorias significativas na educação. Políticas de transferência de renda, embora essenciais, precisam ser acompanhadas por investimentos robustos na educação e em outras áreas essenciais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

“Todos os direitos estão inter-relacionados. As políticas públicas precisam ter um olhar intersetorial para garantir todos os direitos de maneira conjunta”, completa Liliana.

Fonte: JC

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Educação

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

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Começam nesta sexta-feira (17) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo segue até 21 de janeiro. De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. Já o prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.

Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta de vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico.

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no Gov.br. Quando o candidato realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. 

Todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro podem participar do Sisu.

Por Notícias ao Minuto

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