Conecte-se Conosco

Educação

Veja quando e como será o início do ano letivo em escolas de Pernambuco

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Nesta semana começa o ano letivo de 2021  para algumas redes de ensino. Pernambuco tem mais de 2 milhões de alunos na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), em escolas públicas e privadas.

Os colégios municipais concentram mais estudantes, cerca de 1,1 milhão. Na rede estadual estão matriculados 575 mil alunos. As escolas privadas somam 400 mil estudantes.

Devido à covid-19, as aulas, em vez de serem totalmente presenciais, como ocorria antes da pandemia, agora as atividades já se iniciam no modelo híbrido, que intercala aulas nos colégios e em casa, remotamente.

Nesta semana deve haver posicionamento do governo de Pernambuco sobre a liberação ou não de aulas presenciais em escolas públicas da educação infantil e do ensino fundamental.

Veja, abaixo, como será o começo do ano letivo em Pernambuco:

Rede privada

  • Todas as etapas da educação básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – estão autorizadas a terem aulas presenciais. Na maioria das escolas, o ano letivo começará esta semana. Como há limitação de espaço físico por causa do distanciamento e existem famílias que preferem manter os filhos em casa, o modelo no retorno será o híbrido (atividades presenciais e remotas). São cerca de 400 mil estudantes

Rede estadual

  • Os 150 mil alunos do ensino fundamental começarão o ano letivo quinta-feira (04). Por enquanto não há autorização do governo de Pernambuco para aulas presenciais para esses estudantes. As aulas, portanto, serão apenas remotas. Mas nos próximos dias a Secretaria Estadual de Educação deve anunciar novidades sobre o assunto
  • Para o ensino médio, que soma cerca de 303 mil adolescentes e jovens, está liberado o ensino presencial. As aulas terão início também quinta-feira (04), no formato híbrido. Estudantes escolherão se querem voltar presencialmente para as escolas ou vão manter os estudos com atividades online. Na quarta-feira (03), professores farão planejamento do ano letivo.

Redes municipais

  • Não há liberação do governo estadual para que os 1,1 milhão de alunos da educação infantil e do ensino fundamental retomem a frequência presencial nas escolas municipais. Somente o Comitê Estadual de Monitoramento da Covid autoriza isso. Cada município pode começar o ano letivo, mas por enquanto apenas de forma online. A expectativa é que haja anúncio esta semana de quando poderá voltar o ensino presencial nessas unidades.
  • No Recife,  o ano letivo de 2020 acabou na última sexta-feira (29). Professores e alunos, portanto, estarão de férias. O ano escolar de 2021 deve começar na primeira semana de março.

Regras

Escolas que vão oferecer ensino presencial devem seguir o protocolo sanitário para área educacional, elaborado ano passado pelo governo estadual. Veja algumas regras

  • Bancas devem ficar distantes 1,5 metro umas das outras, na sala de aula
    Parques infantis devem ter o uso suspenso
    Uso de máscara é obrigatório para alunos, professores e funcionários
    Deve-se manter lugares fixos para os estudantes em sala de aula
    Pias e álcool 70% devem ser ofertadas para limpeza das mãos de todos da comunidade escolar
    A limpeza e desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, teclados, maçanetas, botões), assim como das salas e banheiros, deve ser reforçada.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Publicado

em

Os Correios anunciaram nesta terça-feira (16) que o concurso público da empresa trará vagas para os cargos de agente e de analista. O primeiro exige nível médio, e o segundo nível superior. O número de vagas ainda será definido, conforme a empresa.

O cargo de analista terá oportunidades para as seguintes especialidades: advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas.

Os editais do concurso serão divulgados em setembro. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro deste ano.

Veja cronograma do concurso:

• Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada;

• Agosto – Contratação da banca;

• Setembro – Edital do concurso;

• Dezembro – Início das contratações.

De acordo com os Correios, o concurso público “é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho”.

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Ministro critica greve em universidades federais e diz que governo mantém diálogo

Publicado

em

O ministro da Educação, Camilo Santana, criticou a greve nas instituições federais de ensino, iniciada na segunda-feira (15) em todo país. Segundo o ministro, não haveria necessidade da paralisação porque o governo Lula (PT) mantém as negociações.

“Pessoalmente recebi dois sindicatos, fazendo apelo de que não havia necessidade de fazer greve agora. Greve para mim é quando não há mais diálogo, quando acabou negociação ou toda e qualquer possibilidade de melhorias”, disse Camilo, em audiência no Senado nesta terça (16). “Reconhecemos necessidade de melhorar servidores técnico-administrativos.”

Camilo ainda afirmou que, na greve, quem perde é o Brasil e o alunos. “Prejuízo é para Brasil e para alunos e queremos evitar isso. Mas governo é aberto ao diálogo”.

Ele afirmou que o ministério trabalha para atender as demandas das categorias. Professores de universidades, centros de educação tecnológicas e institutos federais das cinco regiões do Brasil exigem reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% -a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

A paralisação teve início com a adesão de 21 instituições e, nesta terça, chegou a 24 universidades, institutos federais e Cefets, segundo balanço Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

A entidade afirmou que, além da recomposição salarial, existe a necessidade de investimentos públicos nas instituições federais de educação, diante da corrosão desses investimentos no governo passado, sob Jair Bolsonaro (PL).

Em nota encaminhada na segunda, o MEC (Ministério da Educação) da gestão diz que busca alternativas de valorização dos servidores da educação. No ano passado, o governo federal promoveu reajuste de 9% para todos os servidores, argumentou a pasta.

Docentes e outros servidores grevistas planejam fazer uma marcha em Brasília na quarta (17).

Fonte:FOLHAPRESS

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Camaragibe abre inscrições para concurso da Guarda Municipal

Publicado

em

A Prefeitura de Camaragibe iniciou, nesta terça-feira (16), as inscrições para o concurso público da sua Guarda Municipal (GMC).

O processo de inscrição é realizado exclusivamente através da plataforma online do Instituto de Apoio à Gestão e Educação – Igeduc, banca responsável pela organização do concurso.

O candidato deve preencher o formulário com suas informações pessoais e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 110.

🗓Interessados devem se inscrever até o dia 16 de maio. Ao todo, são oferecidas 96 vagas para o cargo, mais o cadastro de reserva.

Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, podem solicitar a isenção da taxa até o dia 20 de abril.

No certame, há cinco vagas reservadas a pessoas com deficiência e 19, para pessoas negras.

A seleção será dividida em sete etapas de caráter classificatório e eliminatório.

Foto Divulgação

Por FolhaPE

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!