Conecte-se Conosco

Educação

Veja quando e como será o início do ano letivo em escolas de Pernambuco

Publicado

em

Nesta semana começa o ano letivo de 2021  para algumas redes de ensino. Pernambuco tem mais de 2 milhões de alunos na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), em escolas públicas e privadas.

Os colégios municipais concentram mais estudantes, cerca de 1,1 milhão. Na rede estadual estão matriculados 575 mil alunos. As escolas privadas somam 400 mil estudantes.

Devido à covid-19, as aulas, em vez de serem totalmente presenciais, como ocorria antes da pandemia, agora as atividades já se iniciam no modelo híbrido, que intercala aulas nos colégios e em casa, remotamente.

Nesta semana deve haver posicionamento do governo de Pernambuco sobre a liberação ou não de aulas presenciais em escolas públicas da educação infantil e do ensino fundamental.

Veja, abaixo, como será o começo do ano letivo em Pernambuco:

Rede privada

  • Todas as etapas da educação básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – estão autorizadas a terem aulas presenciais. Na maioria das escolas, o ano letivo começará esta semana. Como há limitação de espaço físico por causa do distanciamento e existem famílias que preferem manter os filhos em casa, o modelo no retorno será o híbrido (atividades presenciais e remotas). São cerca de 400 mil estudantes

Rede estadual

  • Os 150 mil alunos do ensino fundamental começarão o ano letivo quinta-feira (04). Por enquanto não há autorização do governo de Pernambuco para aulas presenciais para esses estudantes. As aulas, portanto, serão apenas remotas. Mas nos próximos dias a Secretaria Estadual de Educação deve anunciar novidades sobre o assunto
  • Para o ensino médio, que soma cerca de 303 mil adolescentes e jovens, está liberado o ensino presencial. As aulas terão início também quinta-feira (04), no formato híbrido. Estudantes escolherão se querem voltar presencialmente para as escolas ou vão manter os estudos com atividades online. Na quarta-feira (03), professores farão planejamento do ano letivo.

Redes municipais

  • Não há liberação do governo estadual para que os 1,1 milhão de alunos da educação infantil e do ensino fundamental retomem a frequência presencial nas escolas municipais. Somente o Comitê Estadual de Monitoramento da Covid autoriza isso. Cada município pode começar o ano letivo, mas por enquanto apenas de forma online. A expectativa é que haja anúncio esta semana de quando poderá voltar o ensino presencial nessas unidades.
  • No Recife,  o ano letivo de 2020 acabou na última sexta-feira (29). Professores e alunos, portanto, estarão de férias. O ano escolar de 2021 deve começar na primeira semana de março.

Regras

Escolas que vão oferecer ensino presencial devem seguir o protocolo sanitário para área educacional, elaborado ano passado pelo governo estadual. Veja algumas regras

  • Bancas devem ficar distantes 1,5 metro umas das outras, na sala de aula
    Parques infantis devem ter o uso suspenso
    Uso de máscara é obrigatório para alunos, professores e funcionários
    Deve-se manter lugares fixos para os estudantes em sala de aula
    Pias e álcool 70% devem ser ofertadas para limpeza das mãos de todos da comunidade escolar
    A limpeza e desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, teclados, maçanetas, botões), assim como das salas e banheiros, deve ser reforçada.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

IFSertãoPE de Salgueiro publica resultado preliminar de seleção complementar para curso técnico subsequente em Agropecuária

Publicado

em

Saiu nessa quarta-feira, 10, o resultado preliminar de uma seleção complementar realizada pelo Campus Salgueiro do IFSertãoPE para o preenchimento de vagas no curso técnico subsequente em Agropecuária. A unidade disponibilizou 20 vagas, sendo 10 para ampla concorrência e 10 para cotistas.

A relação com os nomes dos classificados e desclassificados pode ser consultada neste link. Nessa sexta-feira, 12, a instituição divulgará o resultado da verificação PPI e cotas, abrindo em seguida prazo para interposição de recursos até segunda-feira, 15.

Os aprovados ingressarão no curso no período do segundo semestre de 2022. A capacitação forma profissionais com possibilidades de atuação em diversas áreas da agropecuária, com destaque para participação em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. O curso tem duração de 2 anos, com carga horária de 2.080 horas.

Por Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Educação

Fies abriu inscrições nesta terça (9) para segundo semestre; veja calendário

Os interessados devem acessar o portal do Ministério da Educação até as 23h59 de sexta-feira (12).

Publicado

em

Começa nesta terça-feira (9) o prazo para as inscrições às vagas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre de 2022. Os interessados devem acessar o portal do Ministério da Educação até as 23h59 de sexta-feira (12).

O Fies é um programa de concessão de financiamento para estudantes matriculados em cursos de ensino superior na rede privada. O valor financiado para pagamento das mensalidades só começa a ser cobrado após o aluno se formar.

QUEM PODE SE INSCREVER NO FIES?

Pode se inscrever quem participou de qualquer edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010 e tenha obtido:

– nota média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento;
– nota superior a zero na redação.
O candidato também deve possuir renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 3.636).

PRÓXIMOS PASSOS

Ao se inscrever, o candidato deve preencher os dados requisitados e informar sua escolha de curso, turno e instituição de ensino, entre as vagas ofertadas pelo programa.

O resultado da seleção será divulgado em 16 de agosto.

Há ainda o prazo para aqueles que podem ser selecionados pela lista de espera, que ocorre entre os dias 22 de agosto e 22 de setembro.

VEJA AS DATAS DO FIES 2022 – SEGUNDO SEMESTRE

– Inscrições: De 9 a 12.ago
– Resultado: 16.ago
– Complementação das informações da inscrição: 17 a 19.ago
– Convocação da lista de espera: De 22.ago a 22.set

Por Folhapress

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Educação

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira

Publicado

em

Começa nesta terça-feira (9) o prazo para as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que segue até 12 de agosto. Os estudantes interessados devem acessar o site do Fies para efetuar o procedimento. O resultado dessa etapa deverá ser divulgado no dia 16 de agosto.

Durante a inscrição, o candidato deve preencher os dados requisitados e informar sua escolha de curso, turno e instituição de ensino, entre as vagas ofertadas pelo programa. Quem for pré-selecionado terá entre os dias 17 e 19 de agosto para complementar a inscrição no site. Quem não for convocado entrará, automaticamente, na lista de espera.

Podem participar do Fies os estudantes que participaram de alguma edição do Enem entre 2010 e 2021, com média de pelo menos 450 pontos e nota acima de zero na redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

Cronograma Fies 2022.2

Inscrições: 9 a 12 de agosto de 2022Resultado: 16 de agosto de 2022Complementação da inscrição: 17 a 19 de agosto de 2022Lista de espera: 22 de agosto a 22 de setembro de 2022

Fonte: DP

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda

Trending

Como podemos ajudar!!