Um viaduto localizado em Pouso Alegre, Minas Gerais, agora leva o nome de Deputado José Pereira da Silva. A estrutura faz parte da rodovia BR-459. A Lei 15.170, de 2025, que formaliza a homenagem, foi sancionada na quinta-feira (17) e publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (18).
A lei é resultado do PL 1.763/2024, um projeto de autoria do deputado federal Diego Andrade (PSD-MG).
José Pereira da Silva (1932-2004), natural de Ipuiuna, Minas Gerais, teve uma trajetória marcada pela atuação política e profissional. Exerceu dois mandatos como deputado estadual e presidiu a seção do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) em Pouso Alegre. Além disso, integrou a diretoria da Hidrominas, empresa estatal mineira. Filiado ao MDB, ele teve participação ativa no movimento Diretas Já, conforme informações.
O projeto de lei recebeu parecer favorável na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado em junho. O senador Cleitinho (Republicanos-MG) foi o relator da matéria.
“Trata-se de um reconhecimento merecido a um cidadão exemplar, cuja vida foi um verdadeiro tributo ao serviço público e à democracia brasileira”, declarou Cleitinho durante a análise do projeto.