PUBLICIDADE

Vigilância busca suspeito de intoxicação por metanol em ST

Os casos de intoxicação por metanol diante do consumo de bedidas alcóolicas tem sido uma das principais preocupações dos órgãos de controle e manutenção da saúde pública.

Para debater o tema e detalhar o caso registrado em Serra Talhada, o Programa Falando Francamente recebeu nesta quarta-feira (15) o coordenador da Vigilância em Saúde de Serra Talhada, Joel Rita.

Nos estúdios da TV Farol, o gestor levantou a hipótese de que o jovem que passou mal e foi hospitalizado com a suspeita de intoxicação por metanol não consumiu a bebida alcóolica na cidade, do contrário, haveriam mais casos notificados.

“A gente não quer dizer que não tem [mais nenhum outro caso], mas até agora, ninguém procurou os serviços de saúde com essa suspeita. Assim que tomou-se consciência desse caso nacionalmente, o Ministério da Saúde manda alerta para os estados, que manda para as Gerências de Saúde e a nossa aqui é a XI Geres, e esta por sua vez manda o alerta para os municípios”, detalhou o profissional, continuando:

“Assim que nossa secretária, Dra. Lisbeth tomou conhecimento, imediatamente chamou a equipe e fomos estudar a nota técnica para ver quais os procedimentos. E em seguida, os profissionais da Vigilância Sanitária começaram a fazer as fiscalizações no comércio e orientações para tentar coibir a venda. E orientando os comerciantes a verificar como pode se encontrar bebida adulterada”.

RELEMBRE O CASO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, em boletim divulgado no último domingo (12), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Serra Talhada. O paciente, tem 27 anos, e reside no bairro da Cohab. Diante da suspeita, ela deixou o hospital sem autorização médica. A unidade de saúde referência para o tratamento destes casos em Serra Talhada é o Hospital Eduardo Campos.

Nesta semana foram registrados mais quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco. Com as novas notificações, o estado totaliza 48 casos já registrados como suspeitos desde 30 de setembro. Serra Talhada, até então não tinha sido citado nos boletins, aparece pela primeira vez seguido de Mirandiba, Salgueiro e Jaboatão dos Guararapes.

Por Farol de Notícias

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE