Os casos de intoxicação por metanol diante do consumo de bedidas alcóolicas tem sido uma das principais preocupações dos órgãos de controle e manutenção da saúde pública.
Para debater o tema e detalhar o caso registrado em Serra Talhada, o Programa Falando Francamente recebeu nesta quarta-feira (15) o coordenador da Vigilância em Saúde de Serra Talhada, Joel Rita.
Nos estúdios da TV Farol, o gestor levantou a hipótese de que o jovem que passou mal e foi hospitalizado com a suspeita de intoxicação por metanol não consumiu a bebida alcóolica na cidade, do contrário, haveriam mais casos notificados.
“A gente não quer dizer que não tem [mais nenhum outro caso], mas até agora, ninguém procurou os serviços de saúde com essa suspeita. Assim que tomou-se consciência desse caso nacionalmente, o Ministério da Saúde manda alerta para os estados, que manda para as Gerências de Saúde e a nossa aqui é a XI Geres, e esta por sua vez manda o alerta para os municípios”, detalhou o profissional, continuando:
“Assim que nossa secretária, Dra. Lisbeth tomou conhecimento, imediatamente chamou a equipe e fomos estudar a nota técnica para ver quais os procedimentos. E em seguida, os profissionais da Vigilância Sanitária começaram a fazer as fiscalizações no comércio e orientações para tentar coibir a venda. E orientando os comerciantes a verificar como pode se encontrar bebida adulterada”.
RELEMBRE O CASO
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, em boletim divulgado no último domingo (12), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Serra Talhada. O paciente, tem 27 anos, e reside no bairro da Cohab. Diante da suspeita, ela deixou o hospital sem autorização médica. A unidade de saúde referência para o tratamento destes casos em Serra Talhada é o Hospital Eduardo Campos.
Nesta semana foram registrados mais quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco. Com as novas notificações, o estado totaliza 48 casos já registrados como suspeitos desde 30 de setembro. Serra Talhada, até então não tinha sido citado nos boletins, aparece pela primeira vez seguido de Mirandiba, Salgueiro e Jaboatão dos Guararapes.
Por Farol de Notícias

