O desfile da Viradouro no Carnaval 2026 trouxe uma cena memorável em referência ao momento histórico de 2007, quando a escola foi a primeira a colocar toda a bateria e a Rainha de Bateria no topo de um carro alegórico. A homenagem ocorreu durante o desfile que garantiu o título de campeã no Grupo Especial do Rio de Janeiro, com a bateria subindo as escadas até a plataforma.
A escola repetiu a estratégia do enredo A Viradouro Vira o Jogo, sob a coordenação do carnavalesco Paulo Barros em 2007. Na época, 300 músicos ocuparam três carros interligados, totalizando cerca de 39 metros de comprimento, representando um tabuleiro de xadrez. Em 2026, a agremiação ressuscitou esse visual, agora com o objetivo de celebrar o retorno de dois de seus ícones históricos: Mestre Ciça e Juliana Paes.
O desfile foi aplaudido em todos os quesitos, totalizando 270 pontos na apuração. Apesar dos dois 9,9 em Fantasia e Samba-enredo, ambos foram descartados, não alterando o resultado.
A homenagem ganhou ainda mais relevância com a volta de Juliana Paes ao posto de Rainha de Bateria, após quase vinte anos afastada da Sapucaí.


