A Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quinta-feira (27), a determinação de recolhimento de determinados lotes de sabão líquido da marca Ypê, utilizados para a lavagem de roupas.
A medida foi motivada pela identificação de contaminação por bactérias nos produtos. A Anvisa ainda não detalhou quais os riscos específicos associados à presença dessas bactérias e os possíveis efeitos à saúde dos consumidores que entrarem em contato com o produto contaminado.
A ação de recolhimento abrange lotes específicos, não sendo toda a linha de sabão líquido Ypê afetada. A empresa responsável pela marca ainda não se pronunciou oficialmente sobre a extensão do recolhimento, os números dos lotes afetados e as instruções para os consumidores que já adquiriram os produtos potencialmente contaminados.
Espera-se que, nos próximos dias, a Anvisa divulgue informações adicionais sobre a investigação, os lotes específicos sujeitos ao recolhimento e as orientações para os consumidores. Recomenda-se que os consumidores que possuam sabão líquido Ypê fiquem atentos aos próximos comunicados oficiais das autoridades sanitárias e da empresa, buscando identificar se o produto em sua posse faz parte dos lotes afetados.
