PUBLICIDADE

31ª Cavalgada à Pedra do Reino reúne multidão em São José do Belmonte e celebra a força da tradição sertaneja

O sertão pernambucano viveu, neste último domingo de maio, mais um capítulo de fé, cultura e tradição com a realização da 31ª Cavalgada à Pedra do Reino, na lendária Serra do Catolé, a cerca de 35 km do centro de São José do Belmonte. O evento, que integra o calendário cultural do Nordeste, atraiu uma multidão de cavaleiros, amazonas e turistas de várias regiões do país, consolidando-se como uma das maiores manifestações populares da região.

A programação teve início ainda na sexta-feira e seguiu até o domingo, sendo marcada por uma série de atrações culturais, shows musicais, apresentações folclóricas e gastronomia típica do sertão. O ponto alto do sábado (24) foi a realização da tradicional Cavalhada Zeca Míron, espetáculo que resgata a simbologia das batalhas medievais, com cavaleiros trajados, montarias ornamentadas e coreografias que encantaram o público.

Esta foi a primeira edição do evento sob a gestão do prefeito Vinícius Marques, que mobilizou esforços para oferecer uma estrutura robusta e segura. O resultado foi visível: segundo a organização, esta foi a maior edição já realizada, tanto em número de participantes quanto em organização e infraestrutura. “Nosso objetivo era valorizar a tradição e oferecer uma festa à altura da grandeza de São José do Belmonte. A resposta do público foi emocionante”, afirmou o prefeito.

No domingo (25), milhares de cavaleiros partiram em romaria em direção à Pedra do Reino, monumento natural envolto em misticismo e eternizado na literatura por Ariano Suassuna. A cavalgada, marcada pela devoção e pelo respeito à tradição, seguiu em clima de tranquilidade e união, sem registros de acidentes ou ocorrências violentas.

Um dos momentos mais simbólicos da festa foi a coroação do ex-vice-prefeito Antônio de Alberto como Rei da 31ª Cavalgada e Primeiro presidente da Associação Cultural Pedra do Reino, ele foi homenageado por sua contribuição histórica ao fortalecimento das tradições culturais do município. Emocionado, declarou: “Ser coroado aqui é mais que uma honra, é a confirmação de um compromisso com nossas raízes”.

Com o sucesso absoluto desta edição, a Cavalgada à Pedra do Reino reafirma sua importância como expressão viva da identidade sertaneja. O evento é um elo entre passado e presente, unindo fé, arte e resistência cultural em um dos cenários mais emblemáticos do sertão nordestino.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE