Conecte-se Conosco

Pernambuco

Políticos do Estado lamentam morte de Liberato Costa Júnior, o ‘municipalista nato’

Publicado

em

c748034ec568e8e6ab754c5d71533eb8 (1)

Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), decretou luto de três dias. Autointitulado como um “municipalista nato”, o ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) faleceu nesta quarta-feira (13) e deixou registrada na história do Recife mais de seis décadas de dedicação à política da capital. Vereador da capital por dez mandatos, Liba, como era conhecido entre os pares, conquistou o primeiro mandato aos 36 anos, em 1955. Após deixar a Casa José Mariano em 2012, o peemedebista mantinha-se ativo nas consultas políticas e era, frequentemente, procurado por lideranças do Estado em busca de conselhos e apoio. Figuras da política local enviaram notas de pesar e destacaram a atuação do político. O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), lamentou o falecimento e decretou luto oficial de três dias na capital. “Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal do ‘velho Liba’ e frequentemente receber seus conselhos e orientações sempre acertados sobre os rumos da cidade, resultado do seu profundo conhecimento do Recife e larga experiência política. Liba deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor pelo Recife e muita saudade”. Senador

Humberto Costa (PT) mencionou a paixão de Liba pelo Recife e a “lucidez política” dele. Opinião semelhante é compartilhada pelo deputado federal, Jarbas Vasconcelhos (PMDB), que pontuou a habilidade dele para entender a dinâmica e os costumes da cidade. Peemedebista histórico, além dos dez mandatos na Câmara dos Vereadores, Liba teve o mandato de deputado estadual cassado pelo regime militar e ambém atuou como prefeito interino da capital pernambucana.

O velório dele está previsto para ter início às 17h desta quarta, na Câmara de Vereadores do Recife. O enterro será nesta quinta, às 10h, no Cemitério de Santo Amaro. VEJA A REPERCUSSÃO DO FALECIMENTO DE LIBERATO: Governador do Estado Paulo Câmara (PSB) “Com a morte de Liberato, Pernambuco e, especialmente, o Recife perdem a memória viva da nossa política nas últimas sete décadas. Sorte grande daqueles que tiveram a oportunidade única de ouvir as histórias que Liberato contava. Recorrendo à sua memória prodigiosa e ao bom humor sagaz, ele demonstrava a sua paixão pela capital pernambucana e um conhecimento único da nossa cultura política. Quero transmitir a minha solidariedade cristã aos familiares de Liberato. O Velho Liba vai fazer muita falta”. Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) “Foi com muito pesar que recebi a notícia da partida do ex-vereador Liberato Costa Júnior. Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal do “velho Liba” e frequentemente receber seus conselhos e orientações sempre acertados sobre os rumos da cidade, resultado do seu profundo conhecimento do Recife e larga experiência política. Liba deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor pelo Recife e muita saudade”. Deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) “Lamento muito a morte de Liberato.

Um homem de espirito público extremamente dedicado à política, sobretudo dedicado ao Recife. Uma cidade que historicamente esteve ligada a ele. Libertado estudou e entendia como poucos a origem, a dinâmica e os costumes do Recife. Fundou o MDB e depois o PMDB, onde atuou ativamente. Sempre foi uma pessoa dedicada, ativa e querida dentro do partido. Foi um homem de espírito público e partidário. Uma perda muito grande para todos nós.” Senador Humberto Costa (PT) “O Recife perdeu, mais do que um grande homem público, um apaixonado tanto pela cidade quanto pelas suas questões. Liba era um sujeito permanentemente envolvido com o nosso cotidiano, alguém que respirava as histórias passadas e presentes do Recife. Ficamos todos órfãos da sua lucidez política e do seu encantamento pela nossa cidade.”

Deputado federal Raul Jungmann (PPS) “Liberato, autor daquelas assertivas previsões eleitorais conhecidas como “Dataliba”, deixará saudades e não será esquecido, pois já faz parte da história política do nosso Estado. Nossos sentimentos à família, que neste momento merece todo o nosso apoio. Estamos à disposição no que for preciso. Dediquemos nossas reflexões em sua homenagem.”

Deputada estadual Priscila Krause (DEM) “Liberato dizia que era viúvo, mas tinha uma amante de uma vida toda: a cidade do Recife. Hoje o Recife chora. E com o Recife, choro também. Tive o privilégio de conviver com Liba durante minha passagem na Câmara. Nos últimos anos, já quando não era mais vereador, lembro-me bem quando organizamos uma comemoração surpresa, no gabinete de apoio do plenário, pelos seus 95 anos. Não faltaram convidados, de todas as idades e colorações partidárias. No início, olhávamos desconfiados um para o outro. Talvez pela distância imposta pelas gerações. Mas o que era razão para o afastamentos se tornou motivo para uma grande aproximação. Confesso que no início foi curiosidade. Como era possível, depois tantos anos, ainda ter motivação, vivacidade política e dedicação a uma causa, a causa do Recife? Logo, curiosidade virou carinho, admiração e uma amizade que guardarei para o resto da minha vida. Encontrei em Liberato estímulo e ponderações. Várias foram as vezes quando me convenceu a ir por outro caminho, bem como o convenci outra vezes, sempre nos respeitando. Parte hoje uma referência: de fazer política, dos meus primeiros passos na vida pública, do amor ao Recife. Referências que viraram lições, marcadas no lugar mais nobre do meu coração.”

PSDB

O PSDB de Pernambuco lamenta a perda do ex-vereador Liberato Costa Júnior, um político que se confundia com a história do Recife, pela relação de amor que sempre teve com a cidade. O vereador mais antigo do Brasil movimentava os períodos eleitorais com suas previsões “Data Liba”, projeções que fazia sobre a disputa proporcional, fruto de seu intenso envolvimento com a política. O eterno decano da Câmara Municipal do Recife deixará saudades por ter marcado sua trajetória política como um dos que “amou o Recife como poucos”, destaca o deputado Daniel Coelho.”Liberato era uma legenda, principalmente da cidade do Recife”, resume o presidente do PSDB-PE, deputado Antônio Moraes.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

Eduardo da Fonte se reúne com representantes da UPE e da Santa Casa para que o Hospital Oswaldo Cruz passe a ter a titularidade do terreno

Publicado

em

Na última sexta-feira (03/04), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) se encontrou com a reitora da Universidade de Pernambuco, Maria do Socorro, com o superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Pernambuco, Padre Claudionor Alves, e com o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) para discutir a passagem do terreno onde está situado o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, referência no tratamento de pacientes com câncer, cujo proprietário é a Santa Casa, para o estado de Pernambuco.

O hospital atua em Pernambuco há mais de 139 anos e, no próximo ano, o estado comemora 100 anos de administração da instituição. A transferência da titularidade irá permitir a sua requalificação e a melhoria dos serviços.

Segundo o deputado Eduardo da Fonte: “A transferência do terreno da Santa Casa para o estado de Pernambuco, que está à frente do hospital há quase 100 anos, vai permitir a remodelagem e a modernização do hospital, com a ampliação de setores importantes, e a melhoria dos serviços para quem mais precisa”. E enfatizou: “Após a oficialização da compra do terreno, iremos atuar para buscar investimentos do Governo Federal, junto ao Ministério da Saúde, para que o Oswaldo Cruz tenha toda a estrutura necessária para os estudantes da universidade e para os pacientes do hospital”.

O deputado ainda se comprometeu a intensificar os esforços da UPE com a governadora Raquel Lyra, que tem se demonstrado bastante sensível ao tema.

A reitora da UPE falou sobre os esforços do deputado para garantir que o terreno passe a ser do estado: “Nos últimos meses, a gestão da Universidade de Pernambuco tem dialogado junto à Santa Casa de Misericórdia sobre a possibilidade de aquisição da dominialidade do terreno onde está localizado o Hospital Universitário Oswaldo Cruz. A gestão da UPE agradece ao parlamentar deputado Eduardo da Fonte pela constante colaboração com o nosso pleito junto ao Governo do Estado”.

Da AssCom do deputado Eduardo da Fonte
Texto: Ana Alice Barros / Foto: Igor Toscano

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Em nova fase, Raquel vai continuar usando a caneta para delimitar seu espaço

Publicado

em

Para Machiavel, um governante que não demonstra força diante dos aliados e adversários, tende a fracassar. Em outras palavras, estas pernambucanas, o ex-governador Roberto Magalhães afirmou, “governo é governo e oposição é oposição” quando precisou delimitar bem o espaço do seu Governo na Assembleia Legislativa. A governadora Raquel Lyra conhece bem Machiavel, da mesma forma que deve ter tomado conhecimento da frase de Magalhães. O fato é que, mesmo após 1 ano e quatro meses de mandato e de desgastes no relacionamento com a Alepe, resolveu seguir a lição dos dois.

Na semana passada usou a caneta para afastar, de uma só vez, de sua administração, aliados de deputados que, embora se dizendo governistas, estão lhe fazendo oposição dura na Assembleia, bem como de dirigentes partidários que decidiram apoiar o prefeito João Campos. A degola acabou? Não. O que se diz nos gabinetes do Palácio das Princesas é que Raquel continuará agindo assim, só que com via de mão de dupla. Quem lhe for fiel será bem atendido e bem recebido, quem não for será ouvido mas não atendido. A mensagem foi captada de imediato na Alepe que vem debatendo, há quase dois meses, o projeto de extinção das faixas salariais da PM cujo veredicto final será dado em plenário na próxima terça-feira. “Eita a governadora agora está mostrando força”- comentou um deputado da base que estava desaparecido dos debates e voltou à ativa.
Por enquanto, o alvo foram deputados rebeldes do PL mas este blog apurou, com fontes credenciadas , que a caneta da governadora vai ser usada sempre que necessário. “Nos próximos dias ocorrerão mudanças no Governo que já vinham sendo estudadas há um certo tempo. Não tem nada a ver com este projeto em votação” – tenta disfarçar um assessor do primeiro escalão. Na verdade, como não abriu sua administração para quase nenhum político, limitando-se ao PL ( com cinco deputados mas só dois deles governistas) e ao PP, (com oito deputados e influência sobre mais dois) não há um só dia em que não se especule na Assembléia sobre prováveis mudanças para fortalecer os demais partidos da base. A espera foi tanta que os gabinetes dos deputados deixaram de acompanhar diariamente os atos de nomeação e exoneração do Diário Oficial, só voltando a fazê-lo com a exonerações acontecidas recentemente.
– “Quem conhece Raquel de perto sabe que ela tem um estilo próprio de fazer política. Primeiro, ela arruma a casa, faz caixa, e só a partir do segundo ano põe todos os projetos em execução. Foi assim em Caruaru. Até o segundo ano de sua administração se dizia que ela não iria se reeleger e ela se reelegeu bem e hoje é governadora. “- diz um amigo da governadora que prefere permanecer no anonimato. Segundo ele, “além dos muitos projetos que está tocando ao mesmo tempo, a população e sobretudo os políticos podem ter certeza de que ela só começa uma obra ou um projeto com dinheiro em caixa. Não deixa nada para depois e nem obra inacabada”.
Será que todos vão entender isso e que a governadora vai conseguir, daqui pra frente, como aconteceu em Caruaru, recuperar o tempo que perdeu em 2023 quando nem fez política nem pode iniciar seu programa de Governo? Esta é a incógnita mas, os que a cercam, estão plenamente convictos disso. “Agora mesmo a governadora concluiu a obra de duas importantes estradas no São Francisco e imediatamente seus índices de aprovação cresceram muito na região. Vai ser assim em todas as regiões pois O Governo está atuando organizadamente em todos os locais e por diversas vias”- diz um entusiasmado assessor.
Na área política, além da espera pelas mudanças que vão continuar saindo no Diário
Oficial o maior teste do Governo será esta terça-feira na Assembléia com a votação em plenário das faixas salariais. Dá-se como muito provável a aprovação da matéria até porque o substitutivo da oposição virou letra morta após ser derrotado, de forma terminativa, na Comissão de Finanças. Para isso, o Palácio já está com o discurso preparado. A base deve mostrar nas discussões que acabar com as faixas salariais não é projeto de Governo nem de Oposição mas da própria PM pois foi a corporação que pediu isso à governadora. Também será colocado que derrotar o projeto é ir contra os policiais que não vão poder mais contar com aumento este ano e com o fim da primeira faixa logo mais, no mês de junho. É, pelo visto, o Governo começou a aprender como se portar nesses tempos de “independência “legislativa. Agora é esperar o resultado.

Fonte: JC

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

TRE-PE terá nova ampliação de horário para atendimento a partir deste sábado

Publicado

em

Unidades de atendimento aos eleitores funcionarão até às 18h.

A partir deste sábado (4), o TRE Pernambuco terá uma nova ampliação de horário e vagas para atendimento aos eleitores na reta final de fechamento do cadastro eleitoral. Todas as unidades da Justiça Eleitoral do Estado voltadas ao atendimento dos eleitores funcionarão até as 18h, e não mais até as 16h, como originalmente previsto, já a partir deste sábado até a quarta-feira (8), último dia do fechamento do cadastro eleitoral.

As novas vagas criadas com a ampliação dos horários estão disponíveis no sistema para agendamento desde esta sexta-feira (3) para todas as zonas eleitorais do Estado. Os atendimentos devem ser previamente agendados pelo site do Tribunal.

Com a mudança, as unidades funcionarão das 8h às 18h no sábado (4), segunda (6), terça (7) e quarta-feira (8). No domingo (5), o atendimento será das 9h às 18h. Já os postos localizados nas unidades do Expresso Cidadão dos shoppings RioMar, Boa Vista e Patteo Olinda só não funcionam no domingo (5), seguindo as regras de abertura do Expresso. Nos demais dias, funcionam das 8h às 18h.

A unidade do shopping Guararapes é a única com horário diferenciado: continuará funcionando das 9h às 18h, de acordo com o horário do centro comercial.

O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, explica que este é mais um esforço do Tribunal para atender a demanda dos eleitores por serviços eleitorais. “É a segunda ampliação do horário que estamos promovendo diante do aumento da procura por parte do eleitorado. O nosso objetivo é que possamos atender uma quantidade mais ampla possível de eleitores, principalmente aqueles que procuram o primeiro título”, afirma.

Os atendimentos precisam ser agendados no site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br). Para marcar, basta acessar a aba Serviços eleitorais > Agende seu atendimento ou clique aqui.

Atendimento on-line

O atendimento presencial é imprescindível para quem vai tirar o primeiro título ou atualizar a biometria. Os eleitores e eleitoras com biometria coletada há menos de dez anos podem realizar diversos serviços no site do TRE-PE, sem a necessidade de se deslocar até um posto de atendimento. Solicitação de 2ª via, mudança de local de votação, impressão do número do título de eleitor, atualização do nome, solicitação de seção com acessibilidade, tudo isso pode ser feito pelo site.

Para isso, é preciso estar sem qualquer pendência. No Atendimento Remoto é possível consultar a sua situação eleitoral. Clique aqui para consultar.

Biometria

Se o eleitor ainda não cadastrou a biometria, é possível votar nas Eleições 2024, marcadas para o dia 6 de outubro. Mas é preciso ficar atento a cada caso e se sua situação eleitoral está regular. Confira aqui a notícia sobre o assunto.

Disque Eleitor

Em caso de dúvida, o eleitor ou eleitora pode ligar para Disque Eleitor: (81) 3194 9400.

Fonte: Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!