Conecte-se Conosco

Destaque

SESI/PE ensina receitas práticas e baratas para Páscoa

Publicado

em

Receitas de Páscoa

Apesar da crise, é possível fazer um almoço de Páscoa saboroso e sem gastar muito. Anote as dicas do SESI/PE e garanta uma refeição saudável e com receitas práticas para você passar seu feriadão com a família e os amigos e não na cozinha. “A ideia é mostrar que as pessoas podem preservar as tradições da data, como o consumo de peixes, com opções de pratos de baixo custo, nutritivo e sem perder o sabor”, afirma a nutricionista da entidade, Lídia Bandeira. Leia abaixo as receitas e confira no vídeo (aqui) como prepará-las.

Essas e outras dicas estão à disposição do público através de orientação nutricional personalizada que a equipe do SESI/PE oferece para crianças, jovens e adultos, na Região Metropolitana do Recife. Além de ensinar como obter uma boa forma, sem passar fome e com um cardápio de dar água na boca, as nutricionistas do SESI também ensinam como evitar ou controlar doenças como diabetes, hipertensão, entre outras. As consultas são individuais e devem ser agendadas previamente pelos telefones (81) 3241.9218 (SESI Clínica, no Espinheiro) e (81) 3445.3800 (Mustardinha). Os preços são populares para facilitar o acesso ao maior número de pessoas.

Receitas:

Prato principal: SARDINHA AO FORNO

Ingredientes:

500g de filés de sardinha

1 cebola em rodelas

1 abobrinha picada

1 chuchu picado

1 pimentão em rodelas

1 tomate em rodelas

1 cenoura em rodelas

Azeite para regar

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Depositar os legumes (abobrinha, chuchu e cenoura) no fundo da assadeira. Depois, cobri-los com os filés de sardinha (com a pele virada para baixo) e temperar com o sal. Acrescentar as cebolas, pimentões, e tomates em rodelas. Regar com o azeite e levar ao forno.

Rendimento: 04 porções.

Tempo de preparo: 40 minutos.

Acompanhamento: PIRÃO DE CABEÇA DE PEIXE

Ingredientes:

1 kg de cabeça de peixe

2 tomates picados

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

½ xícara de cheiro verde picado

1 colher de chá de pimenta do reino

2 xícaras de farinha de mandioca peneirada

Azeite

Sal a gosto

Água suficiente

Modo de Preparo:

Dourar a cebola e o alho no azeite. Acrescentar as cabeças de peixe, tomates e cheiro verde e refogar. Colocar água suficiente para cobrir as cabeças de peixe e temperar com sal e pimenta do reino moída. Cozinhar lentamente em fogo baixo até que solte toda a carne da cabeça do peixe. Peneirar o caldo em outra panela e, com fogo desligado, acrescentar a farinha de mandioca aos poucos para não empelotar. Levar ao fogo e mexer bem até a farinha cozinhar (ferver) e chegar na consistência desejada.

Rendimento: 05 porções.

Tempo de preparo: 1h e 30 minutos.

Receita extra: ARROZ À GREGA

Ingredientes:

3 xícaras (chá) arroz integral

6 xícaras de (chá) de água

Óleo

1 xícara (chá) uva passa

3 cebola picada

1 cenoura picada (cozida)

1/2 xicara de cheiro verde picados

Modo de Preparo:

Leve uma panela ao fogo com água, sal, um fio de óleo e espere ferver. Adicione o arroz e mexa bem. Diminua o fogo, deixe a água secar e retire o arroz do fogo. Em uma panela doure a cebola com um fio de óleo e após acrescente o restante dos ingredientes. Despeje a mistura em uma tigela funda e junte o cheiro verde. Adicione o arroz cozido e misture tudo cuidadosamente.

Tempo de preparo: 1h

Rendimento: 6 porções

Por Rochélle Alves – Jornalista
Sesi Pernambuco
Assessoria de Imprensa

Destaque

PM’s tentam matar major em curso forjando a causa como Covid

Publicado

em

Policiais militares torturaram e tentaram matar um major durante um curso de Batalhão de Operações Especiais (Bope) em Goiás. Por fim, eles ainda buscaram forjar a causa de uma possível morte como se fosse por Covid-19, para esconder o crime. É o que afirmam o Ministério Público de Goiás (MPGO) e a Corregedoria da PMGO em investigação sigilosa à qual o Metrópoles teve acesso.

No mês passado, o Ministério Público ofereceu denúncia contra sete PMs pelos crimes de tortura e tentativa de homicídio, após investigação da Corregedoria que indiciou os militares. Os crimes aconteceram em outubro de 2021, mas foram mantidos em segredo durante mais de dois anos, até agora. A denúncia ainda não foi acatada pelo Judiciário.

De acordo com as investigações, o major João (nome fictício) foi torturado com varadas, pedaços de madeira e açoites de corda durante três dias seguidos no 12º Curso de Operações Especiais do Bope, na Base Aérea de Anápolis.

Toda a tortura aconteceu durante um evento do curso batizado de “Momento Pedagógico”, que de pedagógico não tinha nada. O major foi torturado de maneira tão brutal que desmaiou e entrou em coma, ficando vários dias intubado em unidade de terapia intensiva (UTI).

Para piorar a situação, segundo o MP, os policiais esconderam o caso da família do major e tentaram fingir que o oficial estava internado com Covid-19 e 40% do pulmão comprometido. Isso foi possível, porque a vítima foi inicialmente transferida para um hospital de confiança dos militares e era monitorada por um coronel médico, integrante do curso do Bope.

“Certos de que o estado de saúde do ofendido havia atingido níveis críticos e que, por certo, ele não se recuperaria, preferiram aguardar até o seu esperado falecimento, quando poderiam entregar o seu corpo em um caixão lacrado à família, alegando a contaminação pela Covid e impedindo que os fatos viessem à tona e fossem investigados”, escreveu o Ministério Público na denúncia, assinada por três diferentes promotores como medida de segurança.

Fonte: Metrópoles

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeitura de Carnaíba promove formação em terapia ABA para profissionais de Educação Inclusiva

Publicado

em

A Prefeitura de Carnaíba compartilhou em suas redes sociais mais um importante evento voltado para a Educação Inclusiva. Na sexta-feira (10), foi realizado o segundo dia de Formação de Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) no Teatro José Fernandes de Andrade, reunindo profissionais da área do município.

Durante a formação, as psicólogas do NIC (Núcleo de Inclusão e Cidadania) trouxeram valiosas estratégias para contribuir com o desenvolvimento dos alunos não verbais. Um dos destaques foi a prancha de comunicação, um recurso da Comunicação Alternativa (CA) que visa ampliar o repertório comunicativo de pessoas sem fala, sem escrita funcional ou com atraso na habilidade de comunicação.

Além disso, foi apresentado o IGLR (Inventory of Good Learner Repertories), um protocolo inovador que avalia não apenas o que o aluno faz, mas como ele faz. Esse inventário tem como objetivo mensurar o comportamento do aluno em diferentes condições, fornecendo insights importantes sobre seu benefício em condições específicas, incluindo o suporte comportamental e o sistema de inclusão escolar.

Durante a formação, os participantes puderam assistir à demonstração do preenchimento e avaliação do IGLR por uma Professora da Sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e interagir para esclarecer dúvidas sobre o protocolo.

Outro destaque do evento foi a apresentação de jogos didáticos desenvolvidos por Professores e Apoios Pedagógicos para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essas intervenções foram destacadas por sua eficácia no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas, motoras e de comunicação, além de auxiliar na gestão e redução de comportamentos inadequados.

Ao final do encontro, os profissionais da Educação Inclusiva expressaram sua gratidão pela oportunidade de participar de um momento tão enriquecedor e repleto de aprendizado. A iniciativa evidencia o compromisso da Prefeitura de Carnaíba em promover a formação contínua dos profissionais e aprimorar as práticas inclusivas no ambiente escolar.

Por Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Ladrão tenta assaltar seguranças de Priscila Krause e é baleado

Publicado

em

A mais recente vítima da violência urbana que tem apresentado índices de crescimento em Pernambuco foi uma das equipes que faz a segurança da vice-governadora do Estado, Priscila Krause. Um homem tentou roubar a equipe da Casa Militar (Camil) na tarde deste sábado (11/5), na Avenida Parnamirim, em Parnamirim, bairro da Zona Norte do Recife, e terminou baleado e preso.

Segundo as primeiras informações, a equipe da Casa Militar de Pernambuco, responsável pela segurança pessoal da vice-governadora, estava aguardando-a em uma visita à casa do pai, o ex-governador Gustavo Krause, quando foi surpreendido por um homem, que portava um revólver calibre .38 e anunciou um assalto.

Os militares reagiram e o balearam na perna. O homem ainda tentou fugir e se escondeu em uma barbearia do bairro, mas foi detido pelos seguranças da Casa Militar. As imagens da prisão do assaltante, na barbearia, mostram vidros quebrados e sangue do ferimento do assaltante.

O assaltante foi encaminhado para o Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, Zona Oeste da capital.

O governo já confirmou a investida e deverá soltar uma nota explicando melhor o que aconteceu.

Por Ricardo Antunes

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!