Criado em 2023 pela comunicadora e narradora esportista Érika Nascimento, com apoio de seu companheiro, Pedro Paulo, o Projeto Social Águia vem sendo desenvolvido em Salgueiro com a missão de revelar talentos esportivos, principalmente no futsal e futebol. A iniciativa é voltada a crianças e adolescentes, que encontram nos esportes uma via de escape dos maus caminhos da vida, como o uso de drogas e a criminalidade.
De acordo com os fundadores, o projeto foi viabilizado por meio de parcerias importantes, que cedem o espaço para os treinamentos, treinador, profissionais de apoio, ações de pré-treinos e ajudas de custo para a alimentação e deslocamentos a eventos. Os participantes não pagam mensalidade.
Atualmente o projeto conta com 50 crianças beneficiadas, entre meninos e meninas, que somam vários títulos em diversas categorias de esportes, como futebol society, futsal e as modalidades X1 e X2. Um desses beneficiados é Jhonatan Santos, que falou sobre a importância do Águia em sua vida.
“É um projeto de muita importância para todos os participantes. O Projeto Águia dá oportunidade em competições, tanto no X1 como no coletivo de quadra e society para que todos nós tenhamos visibilidade e reconhecimento mundo afora”, afirmou.
O projeto, que recentemente recebeu uma Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores, tornou-se referência no Sertão pernambucano no cenário esportivo. Os beneficiários contam com suporte, direcionamento e liderança para evolução de suas habilidades.
Para Érika Nascimento, o Águia é um sonho realizado em sua vida. “Quando eu decidi mostrar esses talentos, eu entendi qual era minha missão. Eu entendi que, além da missão de influenciar, além da missão de ser narradora, de ser comunicadora, eu tinha também essa vocação para ser líder de um grupo de meninos e meninas”, disse.
Em menos de três anos de atividades, o Águia já acumula conquistas importantes em toda a região, como títulos em competições de futsal e nas modalidades X1 e X2, além de ter sido vice-campeão na edição 2025 da Copa do Mundo de X2. Só o começo de uma ação que promete ser duradoura e transformar vidas.
Por Chico Gomes

