Conecte-se Conosco

Destaque

Cultura: São José e a origem da devoção dos belmontenses

Publicado

em

são_josé

A doação do Patrimônio de São José do Belmonte, nos idos de 1856, a qual deu origem ao Distrito Policial, ao Distrito de Paz e depois ao município – sede da Comarca de São José do Belmonte – está envolta em bonita tradição, em poética história.

O português José Pires Ribeiro, natural da Vila de Belmonte em Portugal nos finais do século XVIII casou com Ana Maria Diniz filha do português Manoel Gomes dos Santos e Maria Águida Diniz proprietários da fazenda Inveja, localizada na Comarca de Pajeú de Flores, Província de Pernambuco. Maria Águida Diniz era filha dos proprietários da Fazenda Panela D’Água em Floresta do Navio.

004

Depois do casamento, o casal José Pires Ribeiro e Ana Maria Diniz (também conhecida como Ana Gomes) passou a residir na Várzea da Fazenda Inveja. De Portugal o Sr. José Pires Ribeiro, devoto fervoroso de São José,  trouxe consigo uma pequena imagem de São José de Botas ainda hoje existente e sob a guarda de Ana Maria Alencar de Carvalho que a herdou da sua avó Donana (Ana Pires Brandão) da fazenda Oiticica.

Com a morte do Sr. José Pires Ribeiro no ano de 1829 seus bens e parte do extenso latifúndio da Inveja foram divididos entre seus filhos: a filha Manoela Maria de Jesus que era casada com José Alves de Carvalho e Sá, coube a fazenda Santa Cruz; a filha Ana Joaquina do Amor Divino (Donana) que era casada com Manoel de Carvalho Alves, coube a fazenda Queixada (Mirandiba); a filha Francisca Maria de Jesus, esposa de Jacinto Gomes dos Santos, coube a fazenda Lagoa; a filha Rita Rosa de Jesus, esposa de Roque Pires Brandão, coube a fazenda Oiticica; a filha solteira Maria Gomes dos Santos herdou parte da fazenda Várzea;  o filho José Pires Ribeiro (que tinha o mesmo nome do pai), esposo de Antônia Teodora da Assunção, herdou a pequena imagem de São José e a fazenda Maniçoba. A outra parte dos bens ou seja a metade ficou para a viúva Ana Gomes que herdou parte da Várzea e a Fazenda Nova, onde outrora existia a casa-de-vivenda do antigo latifúndio da Inveja.

Nos idos de 1855 a 1856 as fazendas e povoados do sertão foram assolados pela Cólera Morbus, doença infecto contagiosa que grassara na Província de Pernambuco. Foi nessa situação perigosa e incerta, nesses transes de amargura e desespero, com medo que a fazenda Maniçoba fosse atingida pelo pavoroso mal que José Pires Ribeiro se lembrou de fazer uma firme promessa a São José, santo de seu nome e de sua particular devoção. Tal promessa consistia em doar um patrimônio nas terras da Fazenda Maniçoba, onde se ergueria uma cruz, se construiria uma capela e se iniciaria uma vila, se o Santo o livrasse da terrível situação em que se encontrava. Logo em seguida à prece e promessa, quando ainda prostrado diante da pequenina imagem de São José, humildemente, suarento e desolado, José Pires invocou o Santo Operário.

Ora, passado então o surto epidêmico nenhum caso foi registrado na fazenda Maniçoba. José Pires Ribeiro e sua mulher Antônia Teodora da Assunção fizeram a prometida doação datada de 1 de setembro de 1856. Ergueu-se depois uma cruz e construiu-se tosca capelinha em local, onde se encontra hoje a Igreja Matriz de São José. Com a benção poderosa de São José estava portanto doado o patrimônio que tomou o nome de Belmonte e cuja existência se deve evidentemente ao Sr. José Pires Ribeiro, seu fundador.

Para a construção da capela votiva, Pires Ribeiro havia encarregado o franciscano capuchinho Frei Cassimiro de Mitelo para iniciar a sua construção.

O ano de 1857 marca a data da fundação do Povoado do Belmonte com a construção da Capela de São José e a realização da primeira festa do nosso Padroeiro realizada através de um Tríduo presidido pelo Padre Manoel Lopes Rodrigues de Barros.

005

O fundador de Belmonte faleceu no dia 1 de janeiro de 1862 conforme transcrição do seu óbito a seguir:

A “1 de Janeiro de 1862, faleceu da vida presente de hidropisia, tendo recebido os sacramentos, o Sr. José Pires Ribeiro, branco com idade de 50 anos, casado com dona Antônia Teodora d’Assunção, morador de Belo Monte e sepultado na Capela de São José em Belo Monte e encomendado pelo reverendo Gregório de Sá Barreto. Para constar fiz este assento. O vigário: Manoel Lopes Rodrigues de Barros”. (Livro de Óbitos n° 2, fls. 94/V – Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Serra Talhada).

O povoado passou a se chamar de Belmonte numa justa homenagem ao pai do fundador o Sr. José Pires Ribeiro que era natural da Vila de Belmonte em Portugal.

Valdir José Nogueira de Moura

Colunista de cultura do Blog do Silva Lima

Destaque

Empresa Data Qualyt emite nota de esclarecimento sobre pesquisa de intenção de voto em Salgueiro-PE

Publicado

em

Em virtude de matéria publicada recentemente pelo portal Sertão Central e repostada pelo Blog do Silva Lima sobre pesquisa de intenção de voto em Salgueiro-PE, a empresa Data Qualyt Inteligência em Pesquisa com sede em Campina Grande esclarece.

A Data Qualyt possui em seu histórico resultados assertivos e respaldados por técnicos com vasta experiência em pesquisas eleitorais e mercadológicas. Somos uma empresa ética e comprometida com a coleta precisa de dados e consolidação dos números sob critérios científicos. A Data Qualyt entrega aos parceiros, independentemente de cidade ou estado, resultados que expressam a intenção de voto no momento das entrevistas. Em hipótese alguma divulgaríamos números com propósito de ludibriar a população pesquisada. Seja em Salgueiro ou qualquer cidade onde atuamos.

Alex Raia

CEO Data Qualyt

Graduado e Especialista em Estatística

MBA em Marketing Político

MBA em Pesquisa de Mercado

MBA em Ciência Política

MBA em Ciência de Dados

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

UPAE Salgueiro realiza fóruns voltados ao Programa Pé Diabético em toda a área da VII GERES

Publicado

em

Equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) de toda a área da VII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (VII GERES) vêm sendo reunidas pela UPAE Salgueiro em Fóruns de Matriciamento – estratégia de gestão e organização do trabalho em saúde, que objetiva integrar e articular diferentes profissionais e especialidades na oferta de um atendimento mais eficaz e completo aos pacientes.

A ação, iniciada em junho, visa integrar e qualificar os profissionais de saúde de todos os municípios da VII GERES em torno do Programa Pé Diabético, implantado na UPAE Salgueiro há quase três anos. Compõem a Gerência Regional os seguintes municípios: Salgueiro, Belém do São Francisco, Cedro, Serrita, Terra Nova, Mirandiba e Verdejante.

Os fóruns foram realizados em Mirandiba e Verdejante em junho e já aconteceram em Serrita e Terra Nova em julho. Até o fim do mês deve chegar em Cedro, Belém do São Francisco e Salgueiro, onde serão encerrados.

A primeira etapa dos Fóruns de Matriciamento tem como foco o Programa Pé Diabético devido à necessidade de consolidação do plano terapêutico dos pacientes assistidos pela equipe multidisciplinar. Outros programas desenvolvidos na unidade serão abordados em outros fóruns.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

MPPE deflagra operação para desarticular grupo criminoso suspeito de envolvimento em crimes contra a Administração Pública de Trindade

Publicado

em

Através do GAECO e da Promotoria de Justiça de Trindade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deflagrou na manhã desta sexta-feira, 26, a Operação Manejo, que mira um grupo criminoso suspeito de envolvimento em crimes contra a Administração Pública de Trindade.

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em Trindade e Petrolina, em Pernambuco, e em Juazeiro, na Bahia. Policiais civis e militares e o GAECO do Ministério Público da Bahia deram suporte à ação.

Os crimes são relacionados principalmente a contratos público de recolhimento de lixo em Trindade, mas o MPPE ainda não divulgou maiores detalhes.

Fonte: Blog Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!