PUBLICIDADE

Sertão vai ganhar mais dois CEUs da Cultura em Serra Talhada e Custódia

As políticas de democratização do acesso à cultura em Pernambuco ganham um importante reforço com a ampliação do número de Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs da Cultura). Depois de Floresta e Petrolândia, os municípios de Serra Talhada e Custódia, ambos também localizados no Sertão, também foram anunciados pelo Governo do Estado como novas sedes para os equipamentos. O edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição deste sábado (19) do Diário Oficial.

“É um momento importante de ampliação do acesso à cultura no nosso Estado, com a implementação de equipamentos que asseguram diretamente os ciclos de formação, de imersão e preservação das artes, dos esportes e do lazer. A chegada dos CEUs no nosso Sertão é sinônimo do fortalecimento das redes comunitárias do Pajeú e do Moxotó, dos saberes locais e da garantia do desenvolvimento de projetos culturais e sociais com infraestrutura de qualidade. Fruto do incentivo do Governo Federal e do compromisso do Governo Raquel Lyra, estamos agindo de forma significativa na consolidação de uma política cultural descentralizada, democrática e duradoura, que reconhece a cultura como um direito fundamental de todos os cidadãos”, destaca a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

Pernambuco terá, ao todo, 15 CEUs da Cultura, financiados através do Novo PAC, com contrapartida do Estado. O Ministério da Cultura financia R$ 1.951.220,00, e o valor que excede é pago pela gestão estadual, como contrapartida. No caso das unidades de Serra Talhada e Custódia, serão investidos, em cada equipamento, quase R$ 2,2 milhões.

Os projetos foram desenvolvidos pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). “Nós participamos desse processo desenvolvendo os projetos e na captação dos terrenos. É uma iniciativa da governadora Raquel Lyra importante para ampliar e democratizar o acesso à cultura no Estado. E, por isso, nos sentimos felizes por podermos contribuir para a implantação desse projeto em Pernambuco”, disse o titular da pasta, Rodrigo Ribeiro.

“Com o acompanhamento e a fiscalização dos CEUs de Cultura de Serra Talhada e de Custódia, a Cehab disponibiliza sua expertise para a execução de obras cujo modelo transcende as fronteiras do Estado. A construção dos núcleos básicos desses Centros Educacionais Unificados são uma contribuição de engenharia para os municípios, suas regiões do Pajeú e do Moxotó, para Pernambuco e para todo o País”, posicionou o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.

Ilustração: Ministério da Cultura

Por Didi Galvão

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE