Conecte-se Conosco

Destaque

Cultura: Pássaros estranhos no céu assustam moradores de Belmonte. Será o fim dos tempos?

Publicado

em

003

No distante mês de maio de 1952 o silêncio da pacata Belmonte era quebrado com ruídos barulhentos que vinham do alto. Três grandes e muito esquisitos pássaros perturbaram a paz dos habitantes daquela tranqüila cidade. A curiosidade, o espanto, a admiração mesmo tomaram conta de todos. A população passou a se aglomerar em frente à igreja matriz. Liô dona do “Café Padre Cícero” começou a gritar em voz alta: “Valei-me meu Padim Ciço, é o fim do mundo! É o Juízo Final!”. Seu Cosme, um cego que pedia esmolas na cidade, quando ouviu o barulho das aeronaves gritou: “É o toque das sete trombetas do Apocalipse!”

O prestígio das lideranças políticas locais fez com que o Município vivesse uma nova era de importância naquela distante e quase esquecida região sertaneja. Através do vereador e comerciante José Rodrigues de Lima, o dr. Dalvino Santos, presidente do Banco Industrial de Pernambuco, chegava pelo céu a Belmonte para implantar representação de uma agência bancária no Município. Os “pássaros metálicos” deram várias voltas sobre a cidade e foram aterrissar no Campo de Aviação da Várzea.

A chegada dos aviões bimotores (teco-teco) causou o maior reboliço para o povo belmontense, que compareceu ansioso ofegante e em peso ao Campo de Aviação da Várzea. Na cidade, os foguetes pipocavam no ar, comemorando o grande acontecimento. Após o susto da “ameaça do fim do mundo” ter passado, grande parte da população, na verdade, não sabia ao certo o que era um avião, mas diante dos reclames do vigário, passou a encarar aquele espetáculo de outra maneira. Na Rua da Igreja, perímetro do Hotel de dona Antônia Moura, o povo se acotovelava diante daquele fato que provocou nos belmontenses um misto de admiração e espanto.

Bom, se provocou vaidade e orgulho em alguns, não é menos verdade que tenha causado pânico, aperreio e aflição para muitos outros. Passado o susto, afugentado o medo e muitas “garapas” depois, o falatório ganhou a boca do povo de uma ponta a outra da rua, e, como sempre nesses casos, as histórias não tardaram a aparecer.

Conta-se que no momento de desespero seu Zé Roseno, pastor da Igreja Batista começou a chamar seus fiéis para o templo: “Meus irmãos, arrependei-vos enquanto é tempo, que o fim do mundo está próximo! O rugido de Deus através de seu filho está ecoando aos quatro cantos do mundo. Oremos para que Jesus seja nosso advogado! Aleluia!”. E os crentes começaram a se concentrar ao redor do pastor: “Aleluia! Glória a Deus! Estamos vendo a glória de Deus! Obrigado Jesus…” E assim, todos os crentes passaram a convocar naquele instante à população para que aceitasse Jesus enquanto havia tempo!

Um soldado começou a dizer seus pecados em voz alta. Um deles é que tinha traído sua esposa na noite passada no cabaré de Fufú. A esposa por desespero o perdoou. Um velhinho de 70 anos que pedia esmolas, alquebrado pela doença, começou a correr de um lado para outro. Mais tarde ficou constatado que era paralítico não conseguia dar mais de três passos.

As beatas da Igreja de São José largaram tudo e foram para o templo católico rezar. Padre Jesus, mal acabava de celebrar a missa de primeira sexta, e já conhecedor de aeronaves, começou a falar para a população que se acalmasse, pois os aviões não iriam fazer mal a ninguém, e o mundo ainda tinha muito tempo de vida a cumprir. Todas as lavadeira que estavam no “rio” largaram tudo, até falar mal da vida alheia, e correram em disparada sem saber, ao certo, o que estava acontecendo. No caminho do cacimbão de dona Pergentina, ao barulho e zigue-zague daqueles bichos no ar, Maria Fubá e Ana Preta não conseguiram segurar as latas d’água na cabeça…

Luzia Camisinha, parteira, seguira com seu filho pequeno para o Poço do Bode com a lavagem dos porcos. No local, a “besta-fera” apareceu, rodopiando nas proximidades do chiqueiro, marcando carreira, batendo asas e voando. Apavorada com a cena, tremendo muito, com os cabelos em pé, Luzia Camisinha apertou seu filho nos braços e partiu em desabalada carreira para sua casa. Ao entrar na Rua de São José como um furacão, deparou com uma multidão que, espantada, olhava para ela conduzindo um bacorinho nos braços e não o seu filhinho, que havia ficado no chiqueiro dos porcos.

Por Valdir José Nogueira de Moura

Colunista de cultura do Blog do Silva Lima

Destaque

Pré-candidato a vereador, é morto a tiros em Jaboatão

Publicado

em

O pré-candidato a vereador de Jaboatão dos Guararapes Marcos Antônio, conhecido como Marquinho dos sem-teto, de 45 anos, integrante do Movimento Popular Pela Moradia Digna (MPMD), foi assassinado nesta terça-feira (16).

O homicídio ocorreu na Muribequinha. Marcos Antônio foi atingido por disparos de arma de fogo em via pública e morreu no local.

Ele era filiado ao União Brasil. Em entrevista ao Blog Dantas Barreto, o presidente do partido em Jaboatão, Nerivalter Nascimento de Lima, lamentou a morte e pediu apuração.

“A gente perdeu uma grande liderança porque Marquinho realizava um grande trabalho social. O nosso partido ficou com um enorme sentimento de tristeza e se solidariza com a família e os amigos. Queremos que a polícia apure o que aconteceu e encontre quem cometeu esse crime”, disse.

Após a realização da perícia, o corpo foi encaminhado para o o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, Centro do Recife, e um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias e identificar a autoria do crime.

Foto: Reprodução/redes sociais

Por Diário de Pernambuco

Continue lendo

Destaque

MPPE emite recomendação em Serrita sobre lei que orienta casos de internação psiquiátrica sem necessidade de judicialização

Publicado

em

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao município de Serrita o cumprimento das exigências legais de internamento de pessoas com transtornos psiquiátricos e dependentes químicos. A promotoria local busca evitar o prolongamento da situação de risco pessoal e social nos casos em que a internação é necessária.

Conforme a recomendação, o procedimento deve ser adotado sob recomendação médica, através de pedido do usuário ou paciente, ou de terceiros, independentemente de ordem judicial. No documento são citadas medidas que visam ao cumprimento da legislação, como a necessidade de orientações aos familiares e o paciente sobre as modalidades de internação disponíveis.

A promotora de Justiça Gabriela Tavares destaca que a lei considera três tipos de internação psiquiátrica: a voluntária, que ocorre com o consentimento do paciente; a involuntária, que se dá sem o consentimento, a pedido de terceiro, sem ordem judicial; e a compulsória, que é determinada pela Justiça. Em todo caso, o MPPE destaca que a internação é uma medida extrema e excepcional, que só deve ser indicada quando os demais recursos terapêuticos se mostrarem insuficientes.

“Os modelos de internação citados, por não exigirem autorização judicial, seguem o crescente movimento de desjudicialização (solução dos conflitos fora do Poder Judiciário) e, também, são medidas mais céleres que, em regra, não necessitam de intervenção do Ministério Público para propor ações de internação”, ressalta a promotora.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Vereador Daniel da Autoescola participa de curso de oratória

Publicado

em

Com a finalidade de se qualificar e ir sempre em busca de conhecimento, o vereador Daniel da Autoescola, da cidade de Cabrobó, localizada no sertão pernambucano, está participando de mais um curso na área da comunicação. Daniel já participou de diversos cursos, mas segundo ele esse tema é muito dinâmico está sempre mutações.

Sobre a coordenação do jornalista Mário Souza, o curso tem a finalidade desenvolver comportamentos assertivos e comunicação com foco nas atividades profissionais; despertar as habilidades de comunicação dos participantes, identificando seus pontos fortes e pontos a serem melhorados no quesito assertividade; promover a consciência sobre a importância de se comunicar de forma confiante, segura e assertiva; ensinar técnicas de apresentação; orientar o cliente a construir o modelo de orador e palestrante de sucesso; conduzir o cliente a desenvolver habilidades da comunicação.

Para Daniel o conhecimento é tudo.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!