O vereador Zé Carlos, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Verdejante, Edilânio Carvalho, articularam a união de diversas lideranças políticas e sociais do município com um objetivo claro: cobrar a interligação da água do Açude de Milagres com os riachos Pitombeira, Oiticica e o Sítio Cabaças, além do abastecimento de barreiros em outras localidades da zona rural.
A articulação ocorreu durante a sessão da Câmara nesta segunda-feira (4), marcada pela presença de representantes de diferentes setores da sociedade: os vereadores Felipe do Ângico Torto e Zé Carlos, o ex-prefeito e empresário Idelfonso, os advogados Egídio, Faustino Pires e Gilson Alves, além do agricultor e ex-vereador Faustino de Jonas — autor do projeto que propõe a execução da interligação hídrica, protocolado há quase uma década, mas até hoje negligenciado pelas gestões municipais.
A proposta visa garantir o abastecimento de água para centenas de agricultores do Sertão Central, que enfrentam constantes dificuldades devido à escassez hídrica. A iniciativa ganhou força com o consenso entre as lideranças presentes de que a falta de ação dos ex-prefeitos e do atual gestor tem sido um dos principais obstáculos para a concretização do projeto.
Durante a sessão, foi decidido pela criação de uma comissão mista, formada por vereadores, ex-vereadores, advogados e agricultores, com o intuito de acompanhar o andamento do projeto e reforçar as cobranças junto aos órgãos competentes.
Além disso, por iniciativa do vereador Zé Carlos e do presidente da Casa, Edilânio Carvalho, foi convocado o secretário municipal de Agricultura para comparecer à próxima sessão, marcada para o dia 18 de agosto, a fim de explicar o estágio atual do projeto e os motivos da paralisação de uma proposta que há quase dez anos segue sem sair do papel.
O defensor público Faustino Pires destacou a urgência de mobilização e articulação política:
“Precisamos nos unir. Eu sei o caminho do Recife e também o de Brasília, e estamos prontos para ir cobrar pessoalmente o que é direito do povo de Verdejante”, declarou.
A união das lideranças reacende a esperança de que, finalmente, a interligação da água do Açude de Milagres se torne realidade, levando dignidade, desenvolvimento e melhores condições de vida para os agricultores da região.