A Câmara Municipal de São José do Belmonte acaba de conquistar o cobiçado nível Diamante, com nota 96,77, no Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), aferido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
A presidência da casa é ocupada pela jovem vereadora Fabiana da Saúde, em seu primeiro mandato tanto como vereadora quanto como presidente do Poder Legislativo Municipal. Fabiana, que já atuou por oito anos como secretária municipal de Saúde, trouxe para o Legislativo a experiência no governo municipal, fortalecendo os mecanismos de transparência entre os poderes Executivo e Legislativo.
A nota 96,77 reflete o alto grau de transparência ativa — ou seja, de acesso facilitado, claro e contínuo à informação pública — como previsto na Resolução TC nº 33/2018, que estabelece critérios de avaliação para portais oficiais, incluindo transparência ativa, passiva e boas práticas, especialmente voltadas à acessibilidade e prestação de contas .
Para Fabiana, o resultado não é mérito individual: “Esta conquista não é exclusiva da gestora, mas sim de toda a equipe, que trabalha incessantemente para levar o melhor do Legislativo à população, com a maior transparência possível. Os recursos usados pelos legisladores são de todos os Belmontenses, e eles precisam saber onde e como seus recursos estão sendo empregados.”
É o primeiro mandato de Fabiana como presidente da Câmara, e o reconhecimento público da sua gestão só reforça o compromisso com a clareza e com o controle social. A conquista do nível Diamante também posiciona a casa legislativa municipal como exemplo na região sertaneja e entre os municípios pernambucanos.