PUBLICIDADE

Trump ordena uso das forças armadas contra cartéis de drogas da América Latina

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou secretamente uma diretiva ao Pentágono para começar a usar força militar contra certos cartéis de drogas latino-americanos que seu governo considerou organizações terroristas, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. A ordem fornece uma base oficial para a possibilidade de operações militares diretas no mar e em solo estrangeiro contra cartéis, mas também levanta questões jurídicas.

A decisão de envolver as Forças Armadas na luta é a medida mais agressiva até agora na campanha crescente do governo contra os cartéis. Isso sinaliza a disposição contínua de Trump de usar as forças militares para cumprir o que tem sido considerado principalmente uma responsabilidade das autoridades policiais: coibir o fluxo de fentanil e outras drogas ilegais.

Autoridades militares dos EUA começaram a elaborar opções sobre como as Forças Armadas poderiam perseguir os grupos, disseram pessoas familiarizadas com as conversas, falando sob condição de anonimato para discutir as delicadas deliberações internas. Mas orientar militares a reprimir o comércio ilícito também levanta questões jurídicas, incluindo se seria considerado “homicídio” se as forças americanas, agindo fora de um conflito armado autorizado pelo Congresso, matassem civis — mesmo suspeitos de crimes — que não representam uma ameaça iminente.

O post Trump ordena uso das forças armadas contra cartéis de drogas da América Latina apareceu primeiro em No Centro do Poder.

Fonte: No Centro do Poder

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE