PUBLICIDADE

Estados Unidos acusam Alexandre de Moraes de Usurpar o poder do Brasil de forma ditatorial

O governo dos Estados Unidos intensificou as críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e indicou que prepara novas sanções no contexto da crise diplomática com o Brasil. Em publicação neste sábado (9) no X/Twitter, o vice-secretário de Estado Christopher Landau afirmou que o país se encontra em um “beco sem saída” porque não tem com quem negociar no governo brasileiro.

“Enquanto sempre podemos negociar com líderes dos Poderes Executivo ou Legislativo de um país, não há como negociar com um juiz, que deve manter a pretensão de que todas as suas ações são ditadas pela lei. Assim, encontramo-nos em um beco sem saída, onde o usurpador se encobre no Estado de Direito e os outros Poderes insistem em se considerar impotentes para agir”, escreveu Landau.

O texto, produzido a pedido do presidente Donald Trump, também fez um apelo: “Se alguém se lembrar de um precedente na história da humanidade em que um único juiz não eleito tenha assumido o controle do destino de sua nação, por favor, avise-nos. Queremos retomar nossa amizade histórica com a grande nação do Brasil!”.

A crise se agravou após Trump anunciar, em 9 de julho, um tarifaço de 50% sobre todos os produtos brasileiros, condicionando sua suspensão ao arquivamento do processo no STF que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de tentativa de golpe de Estado. O magistrado é o relator do caso e determinou, na segunda-feira (4), a prisão domiciliar de Bolsonaro, além de proibir sua comunicação em redes sociais e por telefone. Até agora, não houve diálogo direto entre Lula e Trump.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE