PUBLICIDADE

Concessão da Compesa: Prefeitos Rebaterão Críticas de João Campos em Nota Pública

Prefeitos da Região Metropolitana e do interior de Pernambuco preparam uma nota conjunta para defender a concessão da Compesa, em resposta às declarações do prefeito do Recife, João Campos. Durante debates realizados no Recife, Campos criticou a “falta de mais diálogo” do governo estadual com os prefeitos no processo de concessão, alegando “um desejo de velocidade e pouca escuta”.

A manifestação dos prefeitos surge após a governadora Raquel Lyra informar que a concessão da rede de distribuição de água e tratamento de esgoto da Compesa deve ser confirmada em agosto, com a publicação do edital de leilão e a expectativa de R$ 20 bilhões em investimentos.

O prefeito de Riacho das Almas, Dioclécio Rosendo, um dos articuladores da nota, contesta a alegação de falta de diálogo. Segundo ele, os prefeitos foram amplamente convidados e participaram de debates, reuniões presenciais e online, audiências públicas regionais e encontros no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Rosendo afirma que a proposta foi aprovada pela maioria dos prefeitos, com apenas cinco abstenções, incluindo a do Recife.

O prefeito de Riacho das Almas demonstrou preocupação com a manifestação de João Campos às vésperas do leilão, temendo que isso possa reduzir o valor a ser arrecadado pelo estado. Ele destaca que a concessão é aguardada há muito tempo, e que os prefeitos não suportam mais conviver com a falta d’água e os rodízios.

O presidente da Compesa, Alex Campos, reforça que a proposta de concessão foi elaborada com rigor técnico e que o modelo atual se esgotou. Ele defende que, diante do desafio de universalização do saneamento, o apoio e investimento privado são cruciais para cumprir as metas estabelecidas.

O TCE deve emitir seu parecer sobre a concessão ainda este mês. Após a manifestação técnica do TCE, o estado publicará o edital com a data do leilão, que deve ocorrer 60 dias após a publicação do edital. As empresas interessadas em participar do leilão deverão cumprir os requisitos estabelecidos no edital, incluindo o compromisso de cumprir o plano de enfrentamento à intermitência no abastecimento de água.

A governadora Raquel Lyra garantiu que todos os recursos arrecadados no leilão serão aplicados na produção e distribuição de água e na rede de esgotos.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE