A Academia Serra-talhadense de Letras (ASL), foi fundada em 03 de maio de 2001. Sua criação surgiu do desejo coletivo de escritores, poetas e intelectuais de Serra Talhada na perspectiva de criar um espaço dedicado à reflexão, produção e divulgação das letras e artes, preservando as histórias, pesquisas, poesias e memórias daqueles que mostram seu legado através da escrita, não importando o gênero literário.
Desde então, a ASL tem desempenhado um papel fundamental na valorização e fortalecimento da identidade cultural sertaneja, tornando-se um ponto de encontro entre gerações de autores e leitores, se destacando pela diversidade e abrangência de suas ações, que englobam atividades literárias, educativas e de preservação da memória e histórias de nosso povo, passado e presente são uma constante na atuação da entidade projetando o futuro.
Graças aos recursos das leis de incentivo recém instituídas, artistas e entidades culturais estão conseguindo realizar atividades e se manter na salvaguarda das manifestações artísticas, é o caso da ASL, que no ano passado, realizou em algumas escolas públicas e no marco zero o “Café em Prosa e Versos”, aproximando a entidade dos estudantes e se fortalecendo enquanto coletivo.
Neste ano de 2025, pelo ciclo 1 da PNAB municipal realizou a “Oficina de Escrita Criativa”, no Colégio Municipal Cônego Torres, está finalizando a referida oficina na Escola Municipal Martin Luther King Jr. e em breve uma 3ª escola vai receber os poetas/oficineiros Amaurilio Sousa & Carlos Sett concluindo essa etapa do projeto, que visa a realização de 3 oficinas mostrando aos alunos o passo a passo para criação de uma poesia.
Na sequência serão realizados 3 edições do evento “Palavras na Praça”, promovendo uma ocupação literária, na qual seus integrantes irão recitar poesias, fazer exposições literárias, lançar livros, contar causos e Etc. O projeto prever ainda, visitas guiadas à sede da entidade e a publicação de um livro com textos dos membros efetivos e poemas criados pelos estudantes no decorrer das “Oficinas de Escrita Criativa”.
A literatura é uma poderosa ferramenta para preservar histórias e tradições. Ao publicar Coletâneas e promover eventos literários, a ASL não apenas valoriza os seus membros escritores, mas também assegura que a memória cultural da região seja transmitida às futuras gerações, incluindo nestas obras e nos eventos a participação de convidados e membros correspondentes.
Na execução do projeto estão a presidenta da ASL Cecília Sousa, o professor e escritor Dierson Ribeiro e o músico e poeta Humberto Cellu’s. A iniciativa foi contemplada na PNAB Municipal, através do Edital de Chamamento Público Nº 002/2025 – Seleção de Espaços, Ambientes e Iniciativas Artístico – Culturais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022).