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Melhores índices de educação em PE são de municípios do interior

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Governador entregou prêmios a gestores de escolas em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas (Foto: TV Globo/Reprodução)

Governador entregou prêmios a gestores de escolas em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas (Foto: TV Globo/Reprodução)

Os municípios do interior do estado tiveram grande destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), divulgado nesta terça-feira (27). No ensino fundamental, as cidades que apresentaram os melhores desempenhos no 9º ano foram:Barra de Guabiraba, no Agreste, com média de 5,19, e Brejinho e Triunfo, no Sertão, quetiveram a mesma média, 4,9. Já no 5º ano, as notas mais altas foram obtidas pelos alunos das cidades de Jucati, no Agreste, com 7,02 de média; Jupi, no Agreste, com 6,57; e Tuparetama, no Sertão, com 6,08.

No ensino médio, as gerências regionais do interior também apresentaram os melhores resultados. Com uma nota de 7,98, a Escola de Referência Abílio de Souza Barbosa, de Orobó, na Mata Norte, ficou em primeiro e teve a maior nota geral. Segundo a diretora Luci Duarte, isso é fruto da colaboração dos pais e da comunidade. “Um sentimento muito forte que eu adoto na minha vida é a perseverança. O diferencial é o envolvimento, a participação coletiva, e eu não abro mão disso, é você inteirar todos, não deixar ninguém de fora”, explicou.

Em seguida, vêm as escolas Dario Gomes de Lima, com 7,20, em Limoeiro, e Professor Antônio Pedro Aguiar, com 6,98, também emOrobó. Já no ensino fundamental, as unidades que alcançaram as notas mais altas foram a Escola de Aplicação do Recife — a única localizada na Região Metropolitana –, com 7,96; Escola de Aplicação Professor Chaves, em Garanhuns, no Agreste, com 6,55; e Ivonita Alves Guerra, da mesma cidade, com 6,37.

Medido todos os anos, o Idepe avalia o desempenho das escolas públicas seguindo os mesmos critérios utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do governo federal. Dessa forma, a medição leva em conta a taxa de fluxo escolar, que considera o número de alunos nos anos corretos, e o nível de conhecimento dos estudantes nos ensinos fundamental e médio.

O resultado foi anunciado nesta terça-feira (27), durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. Na ocasião, o governador Paulo Câmara (PSB) entregou certificados para os gestores das instituições que obtiveram os melhores resultados.

Com base nos resultados, o poder público estadual premia os municípios, as escolas e os gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs) que obtiveram as melhores notas nas provas. No início do mês, Pernambuco atingiu o topo do ranking nacional do ensino médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), com nota 3,9.

“O Idepe é muito importante porque ele faz uma avaliação de todas as escolas, não é apenas uma amostra, como é o Ideb, e mostrou os mesmos resultados, os avanços que nós tivemos nos últimos anos. O caminho trilhado é o caminho adequado. Temos muito o que fazer, muito o que melhorar, mas sabemos que a cada ano os resultados têm sido alcançados”, ressaltou o governador Paulo Câmara.

Já o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, afirmou que a pasta vai trabalhar para melhorar os indicadores. “Continua demonstrando que as nossas escolas estão efetivamente avançando, alcançando, inclusive, notas muito mais altas do que nos anos anteriores. Agora é se manter firme, com um conjunto grande de investimentos”, declarou.

Ensino integral
O governador Paulo Câmara informou também que a ampliação das escolas em tempo integral vai depender da situação econômica do estado. Ainda de acordo com o gestor, Pernambuco deve ganhar 30 unidades desse tipo através de parceria com o governo federal, que anunciou, na semana passada, um investimento de R$ 1,5 bilhão para ampliar a rede de ensino integral em todo o país.

“Nós já temos 300 na nossa rede. É um avanço importante, mas, tão logo a situação financeira melhore, eu tenho o projeto de aumentar mais ainda esses colégios de tempo integral. Vai depender da situação financeira, mas ela (a escola em tempo integral) mostra resultados importantes”, reiterou.

Confira a lista completa dos premiados do Idepe 2015:

Rede Municipal

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

1º Lugar:
Município de Jucati (7,22)

2º Lugar:
Município de Jupi (6,57)

3º Lugar:
Município de Tuparetama (6,08)

Anos Finais do Ensino Fundamental

1º Lugar:
Município de Barra de Guabiraba (5,19)

2º Lugar:
Município de Brejinho (4,90)

2º Lugar:
Município de Triunfo (4,90)

Rede Estadual

Anos Finais do Ensino Fundamental

1º Lugar:
Escola de Aplicação do Recife (7,96)

2º Lugar:
Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata (6,55)

3º Lugar:
Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra – Garanhuns (6,37)

4º Lugar:
Escola Tomé Francisco da Silva – Quixaba (6,25)

5º Lugar:
Escola Dario Gomes de Lima – Limoeiro (5,94)

Ensino Médio

1º Lugar:
EREM Abílio de Souza Barbosa – Orobó (7,98)

2º Lugar:
Escola Dario Gomes de Lima – Limoeiro (7,20)

3º Lugar:
Escola Professor Antônio Pedro de Aguiar – Orobó (6,98)

4º Lugar:
Escola de Aplicação do Recife (6,92)

5º Lugar:
Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra – Garanhuns (6,22)

Gerências Regionais de Educação

1º Lugar:
Gerência Vale do Capibaribe (4,80)

2º Lugar:
Gerência Sertão do Alto Pajeú (4,51)

3º Lugar:
Gerência Sertão do Submédio São Francisco (4,43)

(Do G1 PE)

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Programa Mães de Pernambuco inicia pagamento nesta segunda atendendo mais de 72 mil mulheres

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O Programa Mães de Pernambuco iniciou os pagamentos neste mês de maio às mulheres que confirmaram seus dados no site da iniciativa entre 25 de março e 25 de abril. Na última sexta-feira (10), a governadora Raquel Lyra foi até a comunidade do Bode, na Zona Sul do Recife, para entregar pessoalmente o cartão para Amanda, que foi uma das primeiras a se inscrever. O programa de transferência do Estado paga R$ 300 por mês a mulheres em situação de vulnerabilidade, com filhos de até seis anos.

Mãe solo de quatro filhos, Amanda Maria da Silva, de 27 anos, começa a receber R$ 300 mensais nesta segunda-feira (13). A dona de casa está entre as 72.472 mulheres beneficiadas pelo Mães de Pernambuco. Além de entregar cartões do programa, a governadora reuniu, no Palácio do Campo das Princesas, toda a equipe envolvida na execução para agradecer e discutir as próximas etapas da iniciativa.

“O Mães de Pernambuco representa um investimento de R$ 21,7 milhões que o Governo do Estado irá garantir para as cem mulheres mais vulneráveis e que tenham filhos de até seis anos. Esse recurso irá trazer dignidade e uma melhor qualidade de vida a essas famílias. Mães chefes de família, como Amanda, que representa tão bem a força da mulher pernambucana ter alma renda extra para ajudar a pagar o aluguel e comprar itens de primeira necessidade. É dessa forma que mudamos para melhor a vida dos pernambucanos e das pernambucanas”, ressalta Raquel Lyra.

Miva Filho/Divulgação
Raquel Lyra reuniu, no Palácio do Campo das Princesas, toda a equipe envolvida na execução do programa Mães de Pernambuco para agradecer e discutir as próximas etapas da iniciativa – Miva Filho/Divulgação

CONFIRMAÇÕES ATÉ 20 DE MAIO

Até o momento, 75.905 mulheres já confirmaram seus dados, 3.433 a mais que o total registrado na primeira fase, o que representa 92.804 crianças alcançadas pelo programa. Em parceria com o Governo de Pernambuco, a Caixa Econômica Federal está realizando a emissão e o envio dos cartões do programa às casas das beneficiárias, bem como na operacionalização do pagamento.

Atualmente, o Mães de Pernambuco está na segunda fase de confirmações, que continua até o dia 20 de maio. Aquelas que confirmarem dentro desse prazo irá receber o primeiro pagamento no quinto dia útil do mês de junho.

“Estamos atuando em várias frentes para completar o grupo de 100 mil mulheres. Desse total, 72% confirmaram na primeira fase e vão receber no dia 13. Desde o dia 30, quando o site voltou a receber confirmações, reforçamos estratégias variadas de busca ativa, intensificando nosso contato com as prefeituras para fortalecer a atuação das equipes municipais junto a quem ainda não confirmou”, afirma o secretário Carlos Braga, da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).

 

Miva Filho/Divulgação
Governadora Raquel Lyra entregou cartões do Programa Mães de Pernambuco na comunidade do Bode, no Pina, em Recife – Miva Filho/Divulgação

 

CRITÉRIOS PARA RECEBER

O site oficial do programa www.maesdepernambuco.pe.gov.br.pe.gov.br continua recebendo confirmações até o dia 20 de maio para pagamento que ocorrerá em junho. Para receber o auxílio, as mulheres precisam cumprir cinco critérios, simultaneamente: ser responsável familiar; morar em Pernambuco; ser beneficiária do Programa Bolsa Família e manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados; estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses); e não ter vínculo empregatício formal.

Para entrar em contato com a Ouvidoria Social, a ligação para o número 0800.081.4421 é gratuita. Também é possível mandar mensagem por e-mail: ouvidoria@sas.gov.pe.br

Fonte: JC

           

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PM’s tentam matar major em curso forjando a causa como Covid

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Policiais militares torturaram e tentaram matar um major durante um curso de Batalhão de Operações Especiais (Bope) em Goiás. Por fim, eles ainda buscaram forjar a causa de uma possível morte como se fosse por Covid-19, para esconder o crime. É o que afirmam o Ministério Público de Goiás (MPGO) e a Corregedoria da PMGO em investigação sigilosa à qual o Metrópoles teve acesso.

No mês passado, o Ministério Público ofereceu denúncia contra sete PMs pelos crimes de tortura e tentativa de homicídio, após investigação da Corregedoria que indiciou os militares. Os crimes aconteceram em outubro de 2021, mas foram mantidos em segredo durante mais de dois anos, até agora. A denúncia ainda não foi acatada pelo Judiciário.

De acordo com as investigações, o major João (nome fictício) foi torturado com varadas, pedaços de madeira e açoites de corda durante três dias seguidos no 12º Curso de Operações Especiais do Bope, na Base Aérea de Anápolis.

Toda a tortura aconteceu durante um evento do curso batizado de “Momento Pedagógico”, que de pedagógico não tinha nada. O major foi torturado de maneira tão brutal que desmaiou e entrou em coma, ficando vários dias intubado em unidade de terapia intensiva (UTI).

Para piorar a situação, segundo o MP, os policiais esconderam o caso da família do major e tentaram fingir que o oficial estava internado com Covid-19 e 40% do pulmão comprometido. Isso foi possível, porque a vítima foi inicialmente transferida para um hospital de confiança dos militares e era monitorada por um coronel médico, integrante do curso do Bope.

“Certos de que o estado de saúde do ofendido havia atingido níveis críticos e que, por certo, ele não se recuperaria, preferiram aguardar até o seu esperado falecimento, quando poderiam entregar o seu corpo em um caixão lacrado à família, alegando a contaminação pela Covid e impedindo que os fatos viessem à tona e fossem investigados”, escreveu o Ministério Público na denúncia, assinada por três diferentes promotores como medida de segurança.

Fonte: Metrópoles

           

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Prefeitura de Carnaíba promove formação em terapia ABA para profissionais de Educação Inclusiva

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A Prefeitura de Carnaíba compartilhou em suas redes sociais mais um importante evento voltado para a Educação Inclusiva. Na sexta-feira (10), foi realizado o segundo dia de Formação de Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) no Teatro José Fernandes de Andrade, reunindo profissionais da área do município.

Durante a formação, as psicólogas do NIC (Núcleo de Inclusão e Cidadania) trouxeram valiosas estratégias para contribuir com o desenvolvimento dos alunos não verbais. Um dos destaques foi a prancha de comunicação, um recurso da Comunicação Alternativa (CA) que visa ampliar o repertório comunicativo de pessoas sem fala, sem escrita funcional ou com atraso na habilidade de comunicação.

Além disso, foi apresentado o IGLR (Inventory of Good Learner Repertories), um protocolo inovador que avalia não apenas o que o aluno faz, mas como ele faz. Esse inventário tem como objetivo mensurar o comportamento do aluno em diferentes condições, fornecendo insights importantes sobre seu benefício em condições específicas, incluindo o suporte comportamental e o sistema de inclusão escolar.

Durante a formação, os participantes puderam assistir à demonstração do preenchimento e avaliação do IGLR por uma Professora da Sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e interagir para esclarecer dúvidas sobre o protocolo.

Outro destaque do evento foi a apresentação de jogos didáticos desenvolvidos por Professores e Apoios Pedagógicos para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essas intervenções foram destacadas por sua eficácia no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas, motoras e de comunicação, além de auxiliar na gestão e redução de comportamentos inadequados.

Ao final do encontro, os profissionais da Educação Inclusiva expressaram sua gratidão pela oportunidade de participar de um momento tão enriquecedor e repleto de aprendizado. A iniciativa evidencia o compromisso da Prefeitura de Carnaíba em promover a formação contínua dos profissionais e aprimorar as práticas inclusivas no ambiente escolar.

Por Nill Junior

           

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