Nomeado pelo presidente Lula para substituir Danilo Cabral à frente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o executivo Francisco Alexandre tomou posse nesta segunda-feira, 25, em cerimônia realizada em Recife, com a participação de diversas autoridades. Na ocasião, ele se comprometeu com uma pauta importante para Pernambuco: a retomada das obras do ramal Salgueiro-Porto de Suape da Ferrovia Transnordestina.
Durante o discurso de posse, o novo superintendente afirmou que a Transnordestina é uma das prioridades da autarquia. “Reafirmo aqui o compromisso do Governo Federal com a sua execução, garantindo a conclusão dos dois ramais: o que vai até o Porto do Pecém, no Ceará, e o que chegará ao Porto de Suape, em Pernambuco. A ferrovia é apontada como fundamental pelo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e pelo Novo PAC para a integração regional. A Sudene financia a obra, que interligará Piauí, Ceará e Pernambuco”, disse.
Francisco também falou sobre a necessidade de fortalecimento das cadeias produtivas estratégicas do Nordeste, a exemplo da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, na divisa entre Pernambuco e Bahia, o polo de confecções do Agreste pernambucano, o setor de energias renováveis e a produção de grãos no Matopiba (composto por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Danilo Cabral, exonerado do comando do órgão por pressão do Ceará, participou do evento e foi bastante aplaudido nos momentos que era citado. O novo superintende, que também foi indicado pelo senador Humberto Costa, assim como Danilo, assegurou que dará continuidade ao trabalho de seu antecessor.
Por Chico Gomes

