Em ação conjunta com a Secretaria Executiva de Assistência Social de Pernambuco, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Salgueiro inicia a Capacitação da Rede de Proteção sobre o Serviço de Família Acolhedora na manhã desta quarta-feira, 27, no auditório do Polo Salgueiro da Unopar. A ação será concluída amanhã, 28.
Com a implementação do serviço, o governo possibilitará que crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias de origem por medida de proteção, em casos de negligência ou violência, por exemplo, sejam acolhidos por uma família cadastrada, de forma provisória, até o retorno ao lar ou encaminhamento para adoção.
A vantagem do Família Acolhedora em comparação à política de abrigo, é que a criança ou adolescente continua a viver em uma casa, convivendo com outras pessoas e alimentando laços familiares. Isso garante mais estabilidade emocional, cuidado e afeto.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social de Salgueiro, Paizinha Patriota, a capacitação tem como propósito preparar a Rede de Proteção do município para atuar de forma articulada e integrada na iniciativa, compreendendo as responsabilidades, tanto da família acolhedora quanto da criança ou adolescente acolhido e sua família de origem.
A capacitação significa mais um passo do município para implantar oficialmente o Serviço de Família Acolhedora, fortalecendo seu compromisso com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e com uma forma de acolhimento institucional mais humanizada.
Na próxima etapa, para a efetivação do serviço, o município deve montar uma equipe técnica interdisciplinar, composta por profissionais habilitados para acompanhar de perto cada fase do acolhimento.

