Espancada por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, na semana passada, Alícia Valentina, de 10 anos, morreu no Hospital da Restauração (HR), em Recife, neste fim de semana. A morte cerebral da menina foi confirmada pela direção da unidade hospitalar na noite deste domingo, 7.
Alícia foi agredida pelos colegas de turma na quarta-feira, 6, e socorrida por funcionários da escola para um hospital da cidade por apresentar sangramento pelo nariz. Ela recebeu atendimento e foi liberada em seguida. Chegando em casa, teve sangramento em um dos ouvidos e precisou ser levada por familiares para um posto de saúde, porém, foi atendida e liberada novamente.
Sob os cuidados da família, a criança vomitou sangue e retornou ao Hospital de Belém de São Francisco, sendo transferida para o Hospital Regional de Salgueiro. Um dia depois de dar entrada, teve que ser encaminhada para o Hospital da Restauração devido à gravidade de seu estado de saúde. Neste fim de semana, houve a confirmação da morte cerebral.
A Escola Municipal Tia Zita informou, em nota, que prestou todo socorro necessário à estudante e que o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação estão presentes na escola, acompanhando o caso para adoção das medidas necessárias. As comemorações do 7 de Setembro foram suspensas na cidade por conta desse fato.
A Polícia Civil de Pernambuco abriu inquérito para investigar o caso, mas não pode divulgar maiores detalhes devido ao envolvimento de menores de idade na ocorrência.
Por Chico Gomes