Na última segunda-feira, 15, o ex-prefeito de Exu-PE Jailson Bento, 67 anos, foi preso em flagrante por desvio de água de um reservatório da Compesa para abastecer a própria fazenda, na zona rural do município. Ele recebeu liberdade provisória na audiência de custódia e vai responder em liberdade pela acusação de furto qualificado.
De acordo com a Compesa, a prisão aconteceu durante uma fiscalização da estatal no Sítio Coroa, pertencente ao ex-prefeito. Auxiliados pela polícia, técnicos da concessionária de água e esgoto encontraram várias ligações clandestinas, com canos enterrados que iam da propriedade até a Adutora Luiz Gonzaga.
A investigação da Compesa indica que a água era despejada em uma espécie de poço e em tanques de alvenaria, para uso no local. O registro da ocorrência informa que a fazenda do ex-prefeito possui plantação de capim, curral e coxo, um tipo de reservatório para fornecer água aos animais.
Autuado em flagrante, Jailson Bento foi levado à Delegacia de Polícia Civil e optou por não falar. Na audiência custódia, nesta terça-feira, 16, pediu para não ficar na cadeia, alegando ter diversos problemas de saúde. O juiz lhe concedeu o direito de responder em liberdade, desde que cumpra as seguintes determinações: comparecer a todos os atos do processo, não se ausentar da comarca por mais de oito dias e não reiterar crimes dessa natureza.
Por Chico Gomes

