Continua tendo desdobramentos o caso da menina Alícia Valentina, que morreu no início deste mês após ser agredida por um grupo de estudantes dentro de uma escola municipal em Belém do São Francisco. Esta semana, a prefeitura do município instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar possíveis responsabilidades da diretora e da vice-diretora da Escola Municipal Tia Zita.
De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial da Amupe da última segunda-feira, 22, existem indícios de irregularidades no desempenho das funções, o que motivou a abertura do PAD.
A apuração será conduzida por uma comissão formada pelas servidoras efetivas Laramire Maria Pereira (presidente), Hilmara Roriz da Silva (membro) e Sandra Soraia Barbosa Pereira dos Santos (membro). O processo seguirá os trâmites do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, garantindo o direito do contraditório e ampla defesa.
O caso
Alicia Valentina teve morte cerebral confirmada pelo Hospital da Restauração no dia 7 de setembro. Ela tinha sido agredida por colegas de escola no dia 3 do mesmo mês, na entrada do banheiro da Escola Municipal Tia Zita, sofrendo uma forte pancada na cabeça. Um dos envolvidos, um garoto de 12 anos, foi apreendido pela Polícia Civil no dia 10 de setembro. A polícia já concluiu o inquérito e encaminhou os autos ao Ministério Público.
Por Chico Gomes

