Um estudo recente projeta um aumento alarmante de 75% nas mortes por câncer até 2050, caso medidas mais eficazes não sejam implementadas globalmente. O aumento será impulsionado, principalmente, por países de baixa e média renda, como o Brasil. A pesquisa revela que, nos últimos 30 anos, o número de casos de câncer cresceu de forma significativa em todo o mundo.
Em 2023, estima-se que houve 18,5 milhões de novos diagnósticos de câncer (excluindo câncer de pele não melanoma) e 10,4 milhões de mortes pela doença em todo o mundo. O envelhecimento populacional, mudanças no estilo de vida, como dietas menos saudáveis e sedentarismo, e as deficiências nos sistemas de saúde dos países em desenvolvimento são apontados como fatores contribuintes para o aumento previsto.
A desigualdade no acesso à saúde é um fator determinante. Enquanto países ricos conseguiram reduzir as taxas de mortalidade em até 30% através do rastreamento, diagnóstico precoce e terapias modernas, as nações mais pobres enfrentam o aumento dessas taxas devido a diagnósticos tardios e falta de infraestrutura adequada.
O estudo destaca que 42% das mortes por câncer registradas em 2023 poderiam ter sido evitadas com mudanças de hábitos de vida e o combate a fatores de risco, como tabagismo, dieta inadequada, obesidade e poluição do ar. A necessidade de ações coordenadas de prevenção e promoção da saúde se torna evidente diante desses números.
No Brasil, estima-se que ocorram 704 mil novos casos de câncer por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. Os tipos mais comuns são câncer de mama, próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e colo de útero. A incidência e a mortalidade variam entre as regiões do país.
Diante desse cenário, especialistas reforçam a importância de ações coordenadas entre governos, profissionais de saúde e sociedade civil para fortalecer a prevenção, garantir o diagnóstico precoce e ampliar o acesso aos tratamentos disponíveis. O controle do câncer exige um esforço coletivo e investimento consistente em ciência, educação e informação.