O governo federal paralisou às 00h01 desta quarta-feira (1/10) depois que os democratas não conseguiram chegar a um acordo com os republicanos no Congresso e o presidente Donald Trump para estender o financiamento federal.
O colapso nas finanças significa que funções governamentais cruciais — desde serviços de empréstimo para pequenas empresas a parques nacionais e treinamento profissional para veteranos — serão congeladas até que os legisladores aprovem mais verbas.
O trabalho federal vital para a segurança nacional continuará, embora os funcionários, incluindo muitos militares e policiais, não receberão seus salários, relatou o jornal The Washington Post.
A suspensão é a primeira desde janeiro de 2019 e a quarta dos dois mandatos de Trump. Desta vez, porém, autoridades sinalizaram planos de usar as agências fechadas como uma forma de reformular amplamente o Executivo e consolidar o poder sob a presidência.
Na conta oficial do X (ex-Twitter), a Casa Branca culpou a oposição e postou a imagem de um contador.
Democrat Shutdown. pic.twitter.com/w5GKHQQDuj
— The White House (@WhiteHouse) October 1, 2025
O congelamento ocorreu em razão de os democratas do Senado terem bloqueado um pacote temporário de financiamento criado para dar aos legisladores mais tempo para negociar projetos de lei de gastos para o ano inteiro, o que a Câmara controlada pelo Partido Republicano já havia aprovado.