A Novo Nordisk, fabricante do conhecido Ozempic, uniu forças com a Eurofarma para lançar duas novas opções de canetas de semaglutida no mercado brasileiro. O acordo, formalizado nesta quarta-feira (1), visa expandir o acesso à semaglutida biológica injetável em território nacional.
As duas novas marcas são: Poviztra, destinada ao tratamento de obesidade e sobrepeso em pacientes com comorbidades associadas, e Extensior, focada no tratamento de diabetes tipo 2. A expectativa é que ambas as opções estejam disponíveis nas farmácias ainda neste mês.
A estratégia da Novo Nordisk é fortalecer sua presença no tratamento de doenças crônicas, enquanto a Eurofarma entra com sua ampla rede de distribuição nacional. A Eurofarma será a responsável exclusiva pela distribuição, comercialização e promoção das novas marcas, com o objetivo de alcançar regiões, especialidades médicas e farmácias que não eram atendidas pela farmacêutica dinamarquesa.
Allan Finkel, vice-presidente da Novo Nordisk para América Latina e Brasil, destacou que a parceria é um passo crucial para levar a inovação da empresa a um público maior no Brasil. Renata Campos, CEO Brasil da Eurofarma, ressaltou a experiência da empresa na distribuição de medicamentos. “A Eurofarma oferece a experiência e a capacidade de sua força de vendas para ampliar o alcance desses produtos, dentro de um projeto que contempla forte compromisso com médicos e pacientes, excelência científica, inovação e robusta capacidade de execução local”, afirmou Campos.
O lançamento das novas canetas de semaglutida ocorre em um mercado em expansão, com projeções indicando que o segmento deve movimentar mais de R$5 bilhões em 2025. Outras empresas também estão de olho nesse mercado, com acordos semelhantes já anunciados e outras companhias sinalizando interesse em entrar no setor após a expiração da patente da semaglutida, prevista para 2026.