Os bastidores da política pernambucana ficaram movimentados após um encontro entre os pré-candidatos ao Senado Eduardo da Fonte (PP) e Marília Arraes (SD). A troca de figurinhas entre as duas lideranças acendeu o sinal de alerta e curiosidade no meio político, já que uma possível aproximação entre ambos pode desencadear um fato novo no tabuleiro eleitoral de 2026.
De um lado, Marília Arraes, líder nas pesquisas de intenção de voto para o Senado e com forte apelo popular em todo o estado. Do outro, Eduardo da Fonte, figura que reúne grande capacidade de articulação, também bem posicionado nas sondagens e à frente de um dos maiores e mais estruturados grupos políticos de Pernambuco, com uma capilaridade municipal ímpar.
A conversa entre os dois, testemunhada por este blogueiro, foi marcada por um tom amistoso e troca de impressões sobre o cenário eleitoral. Embora não se tenha uma formalização de aliança, o diálogo em si já foi suficiente para gerar especulações sobre possíveis convergências.
REFERÊNCIA – O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, transformou o município em um verdadeiro canteiro de obras e fez dos serviços públicos uma referência em eficiência e qualidade. A transformação digital implantada por sua gestão é exemplo para outras prefeituras. Experiente, Santana comanda o município pela quinta vez.
CADÊ O PREFEITO? – Em Paulista, cresce o sentimento de frustração e abandono da população com a atual gestão municipal. O prefeito Ramos tem conduzido um governo sem entregas e, até o momento, ainda não mostrou a que veio.
SENTIU – Bastou a Oposição criticar o ritmo lento das obras de creches do Governo do Estado para que a governadora Raquel Lyra reagisse, indo a uma emissora de rádio se justificar e reafirmar a promessa de entregar as 60 mil vagas anunciadas. O problema é que, passados quase três anos de gestão, nenhuma creche foi inaugurada até agora.
DECISÃO – O ministro Alexandre de Moraes, do STF, reconheceu a legitimidade da OAB-PE no processo do Quinto Constitucional do TJPE e determinou a retomada imediata da tramitação da lista sêxtupla homologada em novembro de 2024. A decisão derruba os acórdãos do TRF-5 e da 12ª Vara Federal que haviam suspendido o procedimento. Seguem na disputa: Adriana Caribé, Diana Câmara, Ana Paula Azevedo, Carlos Gil Filho, Alexandre Bartilotti e Paulo Arthur Monteiro.
FAVORITOS – Nos bastidores do meio jurídico, a expectativa é de que Adriana Caribé, Diana Câmara e Carlos Gil sejam os nomes escolhidos pelos desembargadores do TJPE para compor a lista tríplice do Quinto Constitucional.
Por Wellington Ribeiro

