Após contemplar moradores do bairro Cohab, o programa Morar Bem do Governo de Pernambuco vai conceder a escrituração de imóveis a centenas de famílias do Divino Espírito Santo, outra importante comunidade de Salgueiro. A iniciativa conta com o apoio da prefeitura e a parceria do Governo Federal, através do programa Periferia Viva: Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (RegMel).
Na noite desta quarta-feira, 8, em evento realizado no PROAC, as famílias assinaram o contrato visando à regularização fundiária das casas em que habitam. Ao todo, serão regularizados 681 imóveis e 136 famílias ainda podem ser beneficiadas com recursos para a reforma do lar, por meio do RegMel.
Presente no PROAC, o prefeito Fabinho Lisandro agradeceu ao Governo de Pernambuco pela ação. “A gente sabe o quanto nos enganaram, mas agora a gente tem uma governadora séria, que sabe construir pontes e que só faz as coisas quando o dinheiro está na conta, quando a gente tem a capacidade de transformar e investir e de fazer parcerias. […] A governadora Raquel Lyra, junto com o prefeito e com esse time sabe ir atrás, sabe construir pontes e sabe da importância de dar dignidade a cada um de vocês”, afirmou.
Morar Bem
O Morar Bem, primeiro programa de habitação de interesse social da história de Pernambuco, tem como principal finalidade proporcionar moradia digna para famílias de baixa renda de todas as regiões do Estado. A iniciativa atua com ações de regularização fundiária, retomada de obras paralisadas, reformas de casas e lançamento de novos contratos habitacionais.
RegMel
Já o RegMel objetiva combater à inadequação de domicílios por meio da concessão de financiamento em condições especiais de subsídio para a execução de obras de melhorias habitacionais e de regularização fundiária de núcleos urbanos. Pernambuco, por intermédio da Cehab, foi habilitado como agente financeiro do programa em março de 2022, mas apenas a partir de 2023 houve avanços significativos do RegMel no Estado.