Devido ao risco de forte impacto em seus negócios por conta da crise do metanol, donos de estabelecimentos comerciais de Salgueiro, como bares, restaurantes e distribuidoras, estão emitindo notas nas redes sociais ou afixando cartazes para tranquilizar seus clientes em relação à segurança das bebidas que vendem.
Nos comunicados, empresas como o Salgrill, Let´s Go e Vapt Vupt Distribuidora afirmam que adquirem as bebidas de fornecedores confiáveis, adotando todas as medidas de precaução para que não sejam vendidas bebidas adulteradas.
Até mesmo os supermercados estão preocupados. O Novo Atacarejo, por exemplo, colocou um cartaz em sua vitrine de whiskys, garantindo que as bebidas são seguras. A Vigilância Sanitária vem realizando fiscalizações para atestar isso.
Oficialmente Salgueiro não tem casos confirmados de intoxicação por metanol até o momento, mas já registrou dois casos suspeitos em boletins divulgados pela Secretaria da Saúde de Pernambuco (SES-PE). Além disso, as autoridades de saúde do município investigam uma morte por possível intoxicação pela substância, registrada ontem.
Bares, restaurantes e distribuidoras, que movimentam a cadeia econômica do município, estão se manifestando para minimizar os impactos financeiros diante dessa situação, considerando que em São Paulo, por exemplo, as vendas de destilados caíram 21% em decorrência do problema.
Por Chico Gomes

