Em nota divulgada nesta sexta-feira, 17, a Secretaria de Saúde de Pernambuco explica uma medida que adotou no Hospital Regional de Salgueiro no setor de assistência obstétrica de alto risco. A pasta informa no texto que, de forma temporária e preventiva, está transferindo partos de alto risco da unidade para maternidades de referência. No entanto, afirmou que vem atuando para que o serviço seja restabelecido o mais breve possível no hospital.
Leia a nota na íntegra:
“A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reafirma seu compromisso com a atenção integral à saúde das mulheres e crianças em todo o território pernambucano. Com o objetivo de garantir assistência obstétrica qualificada e segura, a Secretaria adotou, de forma temporária e preventiva, a estratégia de transferir os partos de alto risco do Hospital Regional Inácio de Sá para maternidades de referência.
As gestantes continuam sendo acolhidas normalmente na unidade, onde recebem avaliação e os primeiros cuidados. Quando indicado, são encaminhadas para serviços especializados com estrutura adequada ao manejo de gestações de maior complexidade, assegurando a continuidade do cuidado em toda a rede estadual.
A SES-PE está em processo contínuo de fortalecimento da assistência obstétrica em Salgueiro. Já foram realizadas duas seleções públicas e será feito um novo chamamento de profissionais, com o objetivo de reestruturar a equipe e restabelecer, no menor prazo possível, a admissão de parturientes na Maternidade Inácio de Sá.
A Secretaria ressalta que todas as decisões adotadas têm como foco prioritário a segurança das pacientes e a manutenção de um cuidado obstétrico de excelência, em alinhamento com protocolos técnicos e boas práticas assistenciais.”