O primeiro mutirão de coleta biométrica do ano acontece desta quinta-feira (29) ao sábado (31). Durante a ação, cartórios e postos de atendimento do Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) estarão abertos das 8h às 16h, duas horas a mais do que nos dias comuns.
O objetivo é receber os eleitores que precisarem de serviços como cadastro de digital, emissão do primeiro título, correção de cadastros, mudanças de domicílio, revisão de suspensão de título, solicitação de certificados e transferências.
O mutirão visa agilizar o processo de identificação dos eleitores no dia 4 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Gerais 2026. Para participar, será necessário fazer o agendamento prévio. O Tribunal também recomenda que antes de agendar o eleitor verifique se já possui biometria coletada.
O TRE Pernambuco reforçou a quantidade de postos de atendimento, aumentando a rede de cartórios eleitorais e centrais, em cidades com nível baixo de biometria.
Em Recife e Olinda, além das centrais de atendimento, há a possibilidade de agendamento nos Expressos Cidadão nos shoppings Riomar e Patteo. Em Jaboatão dos Guararapes, além da central de atendimento do Shopping Guararapes, seis outros postos de atendimento estão disponíveis.
É necessário que o eleitor comprove sua identidade por meio de documentos como:
▶ Carteira de identidade (RG);
▶ Carteira emitida pelos órgãos profissionais criados por lei federal
Certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
▶ Documento público que comprove que o eleitor tem a idade mínima de 16 anos, constando os demais elementos para sua qualificação e nacionalidade brasileira.


