No palco da COP30, nesse domingo (2), Janja, emocionada, poética e, segundo ela, respaldada pelos números da floresta, disse que a Amazônia brasileira pulsa “no peito dos seus quase 50 milhões de habitantes”, abriga “400 povos indígenas” que falam “mais de 300 idiomas” e, obviamente, é o “coração do planeta”. Apenas.
De acordo com o IBGE, a Amazônia Legal brasileira tem 30,1 milhões de habitantes, o que representa uma diferença de apenas… 20 milhões de pessoas em relação ao número anunciado pela primeira-dama.
Sobre os povos indígenas, o Brasil possui 391 etnias, segundo o Censo 2022, e realmente a maioria está na Amazônia. Portanto, 400 não é exatamente um número absurdo, apenas um toque de arredondamento criativo ambientalmente sustentável.
Já sobre idiomas, o IBGE aponta 295 línguas indígenas no Brasil, e não “mais de 300 na Amazônia”, como citado. A floresta é vasta, a imaginação também.
No fim, Janja encerrou pedindo aplausos, desejando um “feliz COP” e lembrando que “sem mulher, não tem floresta em pé”.
O post Janja diz em discurso que a Amazônia tem 50 milhões de habitantes e 300 idiomas apareceu primeiro em No Centro do Poder.

