O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, conta, desde esta terça-feira (11/11), com 20 câmeras de monitoramento integradas ao programa Smart Sampa da prefeitura. Segundo a administração municipal, os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos, como as áreas de embarque/desembarque e calçadas externas do aeroporto.
A tecnologia conta com reconhecimento facial e análise de imagens em tempo real. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) nesta terça.
“Com as câmeras do Smart Sampa, não terá nenhum foragido da Justiça, desembarcando ou embarcando aqui, que não seja reconhecido e comunicado às autoridades, à Polícia Municipal, à Polícia Civil, à Polícia Militar e à Polícia Federal, que, inclusive, tem essa grande parceria também com a Prefeitura de São Paulo através do nosso convênio do uso do Smart Sampa”, declarou o prefeito.
O conteúdo das câmeras é transmitido em tempo real para a central de monitoramento do Smart Sampa, integrada aos bancos de dados de segurança pública, o que permite a emissão automática de alertas e a identificação de pessoas procuradas pela Justiça. Veículos com restrições criminais ou judiciais também podem ser identificados.
A partir dessa integração, as informações são compartilhadas imediatamente com as equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em campo, ampliando a capacidade de resposta operacional.
De acordo com a prefeitura, o Smart Sampa tem 40 mil câmeras integradas em pontos estratégicos de São Paulo e, desde novembro de 2024, contribuiu para a captura de 2.305 foragidos, a prisão em flagrante de 3.525 criminosos, a localização de 121 pessoas desaparecidas e o registro de 1.000 ocorrências envolvendo veículos em toda a cidade.
Parceria entre prefeitura e concessionária
A incorporação das câmeras de Congonhas foi possível a partir de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Aena, concessionária que administra o aeroporto. A operação é feita com o uso dos equipamentos já existentes, sem necessidade de novas instalações.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, as câmeras são do aeroporto e foram integradas ao sistema da mesma forma que outros 20 mil equipamentos particulares que dispõem da tecnologia necessária. “Pegamos os pontos estratégicos tanto de desembarque, embarque, saguão, onde a gente pode garantir o reconhecimento de todas as pessoas que passarem por aqui”, disse.
O diretor-executivo de Congonhas, Kleber Meira, também ressaltou que a integração ao Smart Sampa faz parte do processo de modernização do aeroporto. “Essa parceria com a Prefeitura só fortalece nosso compromisso em fazer com que Congonhas seja cada vez mais seguro, eficiente e tecnológico. Hoje, aqui, a gente já tem a presença da Polícia Federal, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Civil Metropolitana e, agora, com essa parceria do Smart Sampa, a gente vai fazer com que Congonhas seja o aeroporto mais seguro de todos”, afirmou ele.

