O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Emmanuel Macron acertaram a realização de uma reunião bilateral em Nova Délhi, durante a IA Impact Summit. As equipes dos dois países trabalham para encaixar o encontro na agenda da viagem à Índia.
A Embaixada da França no Brasil informou que os chefes de Estado concordaram em "voltar a falar em Délhi" e, desde então, diplomatas estão ajustando os detalhes da conversa. Além do encontro com Macron, a equipe presidencial também avalia outros pedidos de reuniões à margem da cúpula.
A viagem de Lula à Índia começou no dia 18 de fevereiro e vai até o dia 22. A comitiva presidencial é robusta e o presidente participará da cúpula global de inteligência artificial e de visitas de Estado, com negociações para atos bilaterais com a Índia.
Durante a conversa com Macron, os presidentes devem discutir a proposta do presidente Donald Trump para criar um Conselho da Paz em Gaza. O governo brasileiro já manifestou discordância em relação ao modelo apresentado por Washington, enquanto a França defende que iniciativas de paz sejam baseadas em mandatos da ONU.


