O ex-deputado estadual Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, abordou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante a COP30, realizada em Belém. A interação deu início a um embate entre os dois ocorrido na Blue Zone, área destinada a autoridades e delegações oficiais.
Anielle reagiu a Arthur do Val, que estava gravando a abordagem. “Quando você aprender a cuidar de mulher, você fala comigo”, disse a ministra. O ex-parlamentar respondeu que “não sabia cuidar de mulher”, e Anielle respondeu: “Eu sei que não. Você é assediador. Você é negacionista, tá fazendo o que aqui?”.
Arthur do Val, ex-deputado estadual por SP
Fábio Vieira/Metrópoles
Arthur Do Val com apoiadores do MBL
Fábio Vieira/Metrópoles
Arthur do Val, ex-deputado estadual por SP
Rafaela Felicciano/metrópoles
Arthur do Val rebateu: “Eu não sou negacionista”. Anielle respondeu: “O dia que você respeitar as mulheres, eu falo com você. Se quiser um debate de igual para igual, eu debato com você. Para quê que você aborda mulheres? Você se esconde atrás de uma imagem que você não tem.”
Arthur do Val ganhou notoriedade nacional em 2022 após a divulgação de áudios nos quais que fez comentários sobre mulheres ucranianas em meio à guerra com a Rússia. O episódio levou à cassação de seu mandato pela Assembleia Legislativa de São Paulo e ao seu afastamento político.
A cena durante a COP30 repercutiu entre participantes e reforçou a tensão entre representantes do atual governo e figuras ligadas à direita bolsonarista.

