Novos radares eletrônicos serão instalados nas rodovias que cruzam Salgueiro e outras regiões de Pernambuco em breve. Isso é o que garante o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em nota enviada ao Blog do Chico Gomes nesta sexta-feira, 14. No texto, o órgão federal reforça que os radares foram retirados porque Pernambuco se encontra em fase de transição contratual dos equipamentos de controle eletrônico de velocidade, porém, uma nova empresa já foi contratada e deve instalar os novos equipamentos em breve, de forma escalonada, seguindo critérios de prioridade.
Leia a nota na íntegra:
“O DNIT informa que o estado de Pernambuco encontra-se, no momento, em fase de transição contratual no que se refere aos equipamentos de controle eletrônico de velocidade. O contrato firmado por meio do Edital nº 168/2016, que foi recentemente encerrado, está sendo substituído pela nova contratação estabelecida por meio do Edital nº 054/2025.
O novo contrato, que contempla a instalação, operação e manutenção dos dispositivos de fiscalização eletrônica nas rodovias federais sob administração direta do DNIT em Pernambuco, foi assinado no dia 5 de novembro, com ordem de início de serviço emitida nessa quarta-feira (12).
Nesse processo de transição, os equipamentos instalados sob a vigência do contrato anterior estão sendo desmobilizados, a fim de possibilitar a substituição pelos dispositivos que serão implantados pela nova operadora contratada.
As instalações são realizadas de forma escalonada, conforme o cronograma físico-financeiro definido no Termo de Referência, seguindo ordem de prioridade estabelecida com base nos critérios técnicos da Instrução Normativa nº 43/2021.
A autarquia esclarece que todos os equipamentos de controle eletrônico de velocidade instalados sob gestão do DNIT seguem os parâmetros técnicos de priorização por meio da criticidade e os procedimentos estabelecidos na Instrução Normativa nº 43/2021, que regulamenta a implantação desses dispositivos nas rodovias sob administração direta do órgão.
Antes da instalação, os pontos passam por estudos de viabilidade e estudos técnicos de instalação que definem a localização para a implantação da sinalização necessária, além da obrigatória aferição pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), garantindo a confiabilidade e a segurança do sistema de fiscalização eletrônica.”
Por Chico Gomes

