Japão adota autorização eletrônica para turistas de 74 países a partir de 2028

O governo japonês vai implantar em 2028 um sistema online obrigatório para visitantes de 74 países, incluindo o Brasil, que atualmente não necessitam de visto para turismo. A medida inclui coleta de dados biométricos e restrições para quem não obtiver aprovação.
Foto: Na imagem, a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi
Foto: Na imagem, a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi

O Japão implementará um novo sistema de autorização eletrônica de viagem para turistas e estrangeiros em estadias temporárias de 74 países e regiões, entre eles o Brasil. A proposta será enviada ao Parlamento para entrar em vigor no ano fiscal de 2028.

Os viajantes deverão preencher um formulário digital com informações sobre ocupação, motivo da viagem e hospedagem. A Agência de Serviços de Imigração fará a verificação dos dados e cobrará uma taxa. Além disso, empresas de transporte negarão embarque se a autorização não for confirmada, e dados pessoais serão compartilhados no momento do check-in.

Na chegada ao país, turistas terão de registrar foto e digitais, podendo passar por portões automatizados de reconhecimento facial caso não haja restrições. O objetivo é reduzir a espera nas fronteiras e dificultar permanências irregulares ou entrada de pessoas com antecedentes criminais.

A reforma também prevê aumento no valor das taxas para renovação de residência temporária, que passará de 6.000 ienes para até 100.000 ienes, e para residência permanente, com limite de 300.000 ienes. A mudança ocorre em contexto de maior restrição migratória no Japão, embora o país busque atrair mão de obra estrangeira para combater o envelhecimento populacional.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.