John Obi Mikel, ex-meia que jogou sob comando de José Mourinho em duas passagens pelo Chelsea, manifestou decepcionamento com os comentários do treinador sobre o episódio de racismo envolvendo Vinícius Júnior, atleta do Real Madrid. O caso ocorreu na última quarta-feira, durante partida entre o Madrileno e o Benfica, no Estádio da Luz.
Em seu podcast, The Obi One Podcast, Mikel criticou a tentativa de Mourinho justificar os insultos racistas com base na comemoração de Vini Jr. Ele destacou que o jogador apenas foi até a bandeirinha de escanteio e realizou uma pequena dança após marcar, sem qualquer irregularidade. O ex-atleta questionou a lógica de estabelecer normas para como jogadores negros devem celebrar gols.
Mikel afirmou que esperava uma postura mais firme do antigo treinador, com condenação clara ao racismo, mesmo em investigação. Ele classificou o comentário de Mourinho como grosseiro e destacou que o profissional, reconhecido por sua inteligência, deveria ter sido o primeiro a assumir o erro. Apesar de reconhecer que Mourinho já foi respeitoso sobre o assunto, o ex-jogador declarou não entender a falta de um pedido de desculpas.


