Alfredo Gomes participou do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú e destacou atuação na expansão do ensino superior no Sertão
O Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, participou hoje de entrevista no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.
Na pauta, os avanços da UFPE no Sertão e a interiorização do ensino acadêmico no interior, a partir do Centro Acadêmico do Sertão, na cidade de Sertânia.
Nesta terça-feira, ele empossou os novos diretor e vice-diretora do Centro, os professsores Severino Martins dos Santos Neto e Naiana Santos da Cruz dos Santana Neves.
Gomes destacou essa etapa como decisiva para fortalecer a presença da Universidade Federal no território e “consolidar uma UFPE multicampi, integrada e democrática, que leva formação, pesquisa, extensão e oportunidades para todas as regiões do estado”.
Também falou sobre o andamento das obras da primeira etapa do novo campus, que seguem firmes, e sobre a licitação da segunda fase, já em curso. Serão investidos aproximadamente R$ 60 milhões, assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O Centro tem cursos pioneiros como Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, voltados para a vocação do território. Ao todo, são seis cursos e 2.800 vagas ao longo de cinco anos, inclusive com Medicina e Veterinária.
A expectativa, destacou, é transformar a realidade local com ensino de qualidade, geração de empregos e oportunidades para que estudantes possam construir o futuro sem sair do sertão.
As aulas começaram já no segundo semestre deste ano.
Alfredo Gomes foi recebido nos estúdios pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira. O Reitor sinalizou a possibilidade de cursos de extensão e destacou que o Pajeú também ganha com a unidade acadêmica de Sertânia.
Sobre custeio, destacou melhoras no suporte federal em relação ao ciclo anterior, mas que ainda há uma defasagem que desafia a gestão de toda a estrutura da Universidade.
Pronera – o Reitor voltou a destacar a importância da criação dentro do Programa Nacional de Educação para Áreas de Reforma Agrária (Pronera) de uma turma extra de graduação em medicina no Campus Caruaru, em Pernambuco. O programa atende assentados, quilombolas e trabalhadores rurais em parceria com o INCRA, com o objetivo de formar médicos com vocação para a atuação no campo.
Gomes destacou que apesar da tentativa de políticos extremistas de barrar a iniciativa, houve reconhecimento à legalidade da iniciativa. Ele também deu um dado de que pelo menos 60% dos estudantes vão trabalhar nas comunidades de origem, democratizando o acesso à saúde de qualidade nas comunidades.
O Reitor, juntamente com o prefeito, a assessora Niedja Paula Silva Veras de Albuquerque e Paulo André de Souza, da Fundação Educare, conheceu o Cine São José, gerido pela Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios.

