A indicação do senador Flávio Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência da República em 2026, por Jair Bolsonaro (PL), gerou forte reação positiva entre figuras da direita bolsonarista em Pernambuco. O anúncio, realizado na última sexta-feira, reconfigurou o cenário interno do movimento e provocou declarações de apoio de aliados no estado.
Gilson Machado, ex-ministro do Turismo, destacou a competência e articulação política de Flávio, tanto como deputado estadual quanto como senador, além de sua dedicação ao país. Ele recordou a atuação de Flávio Bolsonaro em ações internacionais durante sua gestão na Embratur e no Ministério do Turismo e Cultura.
Machado também ecoou o discurso econômico adotado por Flávio após o anúncio da pré-candidatura, criticando o sistema, o narcoterrorismo, o crime, e o que considera “saque” de estatais. Ele também apontou a alta carga tributária e o Estado inchado como entraves ao empresariado.
Anderson Ferreira, presidente estadual do PL, optou por compartilhar a nota emitida pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, que confirmou a indicação de Flávio Bolsonaro por Jair Bolsonaro para a disputa presidencial.
Outros parlamentares do PL em Pernambuco também se manifestaram. O deputado federal Coronel Meira publicou uma imagem de apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro. O deputado Pastor Eurico também reforçou seu apoio, declarando que seguem “firmes na batalha em prol do nosso Brasil”. O deputado estadual Alberto Feitosa declarou que Flávio Bolsonaro é o sucessor para continuar o legado de Jair Bolsonaro.
Essas manifestações demonstram um alinhamento da ala bolsonarista em Pernambuco ao nome escolhido pelo ex-presidente, o que fortalece Flávio Bolsonaro internamente e coloca pressão sobre outras lideranças da direita para se posicionarem em relação à sua pré-candidatura.