O Leão da Ilha se despediu da Série A de forma melancólica. Diante de uma Ilha do Retiro com clima de velório, o Sport foi derrotado pelo Grêmio por 4 a 0, neste domingo (7), encerrando uma temporada marcada por problemas dentro e fora de campo, números negativos e o retorno à Série B.
Com gols de Carlos Vinícius, duas vezes, e Gustavo Martins, o Grêmio construiu o placar ainda no primeiro tempo, sem encontrar resistência do adversário. E na etapa final, Cristaldo voltou a balançar as redes. A superioridade gaúcha se impôs desde os minutos iniciais, diante de um Sport apático, já rebaixado e sem forças para reagir.
A campanha do Leão foi desastrosa. Em 38 jogos, o clube somou apenas 17 pontos, com duas vitórias, sobre Grêmio no primeiro turno e Corinthians. O Rubro-negro terminou com o pior ataque do campeonato, anotando somente 28 gols, e também com a pior defesa, sofrendo 74. O conjunto dos números rendeu ao Sport a segunda pior campanha da história dos pontos corridos, ficando à frente apenas da Chapecoense de 2021, que fez 15 pontos.
O rebaixamento estava confirmado havia cinco rodadas, e a lanterna foi ocupada de forma praticamente permanente: o Sport passou a maior parte do campeonato na última posição, onde se firmou desde a terceira rodada. Por outro lado, considerando todas as edições do Brasileirão desde 1988, quando o acesso e descenso foram instituídos, o Leão tornou-se o time que mais vezes terminou na lanterna — agora pela quarta vez.
Foto Rafael Vieira
Por Diário de Pernambuco