Conecte-se Conosco

Esporte

Comissão de ética da CBF vira muro das lamentações

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Um torcedor indignado resolveu denunciar: jogadores não estavam respeitando o Hino Nacional antes das partidas do Brasileiro. Outro, revoltado com a eliminação na Copa-2018, tratou de protestar por causa do resultado, pedindo até ressarcimento financeiro pela decepção no mundial. Um palmeirense, por sua vez, contrariado por entender que o time fora prejudicado pela arbitragem em um duelo pela Libertadores, também enviou a manifestação contrária. Em comum nesses casos citados está o destino da reclamação: a Comissão de Ética do futebol brasileiro.

Estabelecido pela CBF em abril de 2017, o órgão tem por objetivo receber denúncias e julgar casos de desrespeito ao Código de Ética. No entanto, a caixa de entrada do canal também cumpre o papel — não planejado — de receber desabafos de torcedores, por regra, insatisfeitos. Obviamente, não há como agir nesses casos.

— É um canal aberto. A pessoa não tem um filtro se a infração lesa à ética ou é de natureza desportiva. Ele remete ao primeiro canal que ele tem. Isso é normal. Às vezes, o sujeito, depois que acabou o jogo, fica bravo e ele manda. Seria até um desabafo. Isso não gera processo ético, mas tratamos com respeito, disse o presidente da comissão de ética, Carlos Renato de Azevedo Ferreira.

Balanço das ações

Essas reclamações inusitadas já citadas fazem parte do universo de 167 denúncias recebidas, segundo levantamento dos casos listados até o início de novembro. As categorias são variadas e vão desde a uma série de textos mal redigidos, nos quais não é possível identificar uma denúncia fundada, a situações mais sérias, como manipulação de resultados e pedofilia.

No quesito “diversas”, são 77. Entre as que estão devidamente categorizadas, a maioria das denúncias diz respeito a supostos comportamentos inadequados em intermediação de jogadores.

Há uma estrutura para analisar cada mensagem que chega. Esse modus operandi implica em averiguar até que ponto há fundamento na denúncia, gerar diligências para apurar as informações e, diante de um cenário coerente, abre-se o processo na corte. Até o momento, a opção é manter decisões sob sigilo.

— Depois de transitado em julgado, vamos divulgar todas. Está previsto isso para o ano que vem. Enquanto o processo está em tramitação, não posso quebrar o sigilo, disse o presidente.

Mas há casos que vieram à tona. A comissão de ética, por exemplo, agiu determinando a suspensão do presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, pelo envolvimento em um caso de manipulação de resultados no Estadual. Árbitros estavam envolvidos no esquema. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, posteriormente, baniu o dirigente do esporte.

Em 2017, os flamenguistas Felipe Vizeu e Rhodolfo viraram réus. O motivo foi a briga entre os dois na vitória sobre o Corinthians. Na ocasião, o atacante fez um gesto obsceno para o defensor na comemoração do gol. A comissão de ética advertiu os dois. Esse foi um dos 87 casos já julgados ou arquivados pela comissão.

Mas além de punir, a comissão de ética tem função “tira-dúvidas”. É comum, segundo Carlos Renato, que entidades enviem questionamentos para verificar se determinado procedimento transgride ou não a legislação vigente.

— Todo mundo pensa em denúncia. Mas isso é a terceira missão que o código deu à comissão. A primeira é orientação. A segunda é responder consultas. Só a terceira é receber, processar e julgar eventuais violações de natureza ética, explicou.

A comissão conduz os trabalhos desfalcada. Luis Flaviano Furtado, membro originário da câmara de investigação, foi afastado porque chegou a ser preso preventivamente em suposto envolvimento com um grupo investigado por operar jogos de azar. Ele é coronel da Polícia Militar de São Paulo.

(PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Esporte

Atleta ucraniano que disputou Olimpíada do Rio em 2016 morre aos 30 anos

Oleksandr Pielieshenko morreu aos 30 anos em combate durante a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Publicado

em

O ex-atleta de levantamento de peso ucraniano Oleksandr Pielieshenko morreu aos 30 anos em combate durante a guerra entre Rússia e Ucrânia. A informação foi confirmada pela Federação Ucraniana de Levantamento de Peso (UWF) nesta segunda-feira, e é o primeiro óbito de um esportista olímpico no conflito.

Pielieshenko se juntou ao exército da Ucrânia no início da guerra, em 2022. O esportista ficou em quarto lugar na Olimpíada do Rio em 2016 na categoria de 85 kg de levantamento de peso e foi campeão europeu em 2016 e 2017, além de ter sido o quarto colocado no Campeonato Mundial da modalidade em 2015.

“É com muita tristeza que anunciamos que o coração do honrado mestre de esportes da Ucrânia, bicampeão europeu de levantamento de peso, Oleksandr Pielieshenko, parou de bater. Expressamos nossas sinceras condolências à família e a todos que conheceram Oleksandr”, escreveu a UWF em publicação nas redes sociais.

O Comitê Olímpico da Ucrânia também lamentou a morte do ex-atleta. “No dia 5 de maio, na guerra, morreu o honrado mestre dos esportes da Ucrânia Oleksandr Pielieshenko. A família olímpica se solidariza sinceramente com a família, entes queridos e amigos”, disse a entidade.

Por causa da guerra, o Comitê Olímpico Internacional (COI) determinou que os esportistas da Rússia podem participar das Olimpíadas de Paris 2024 se comprovarem não apoiarem o conflito e apenas como atletas neutros, sem permissão para representar a bandeira russa. Além disso, somente podem competir em provas individuais, o que não inclui futebol e basquete, por exemplo. A organização espera entre 36 e 54 atletas russos nos Jogos Olímpicos deste ano. Em Tóquio 2020, o número de esportistas enviados pelo país foi de 335.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Sport tem o seu melhor começo de Série B em 18 anos; veja os números

Publicado

em

Com 100% de aproveitamento, o inicio de Série B anima até o torcedor mais pessimista do Sport. Para aumentar a esperança, o clube tem o seu melhor começo na competição desde 2006.

Naquele ano, cujo foi a primeira edição na era dos pontos corridos, o Rubro-negro ganhou os quatro primeiros jogos que disputou e terminou como vice-campeão, atrás do Atlético-MG.

A possibilidade de repetir esse feito será no próximo sábado (11 de maio) contra o Brusque, na Arena de Pernambuco. Como mandante na temporada, são oito vitórias, cinco empates e uma derrota.

Três primeiros jogos do Sport na Série B (pontos corridos)

  • 2023 – um empate e duas vitórias
  • 2022 – uma vitória e dois empates
  • 2019 – três empates
  • 2013 – uma vitória e duas derrotas
  • 2011 – duas vitórias e um empate
  • 2010 – um empate e duas derrotas
  • 2006 – quatro vitórias

SPORT LIDERANÇA SÉRIE B

O Leão é o único, até o momento, que ganhou todas as partidas. Além disso, tem o melhor ataque ao lado da vice-líder Chapecoense (seis gols).

Depois da vitória sobre o Coritiba, por 1 a 0, fora de casa, o treinador Mariano Soso destacou o momento coletivo do time e demonstrou estar satisfeito com a “personalidade” dos jogadores.

“Tenho que valorizar positivamente a expressão coletiva da equipe. O caminho é longo, mas está dando certo e acho que com passos sólidos”, afirmou o técnico argentino.

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Abel vê Palmeiras na briga no Brasileirão: ‘Dois pontos do primeiro? Para quem já esteve a 14’

Abel vem fazendo um rodízio no elenco para deixar todos em condições.

Publicado

em

Modificando peças e esquema tático e utilizando cada vez mais jovens… O Palmeiras passa por uma leve reconstrução e, mesmo assim, está novamente na briga pelo título do Brasileirão na visão do técnico Abel Ferreira. Mesmo passando três rodadas sem ganhar, a equipe já está na sexta colocação e bem perto do líder Athletico-PR, o que deixa Abel Ferreira otimista.

“Como estamos em pontos (na tabela do Brasileirão)? Ainda não vi os resultados”, questionou, após os 2 a 0 sobre o Cuiabá, na Arena Pantanal. Ao ver que o líder tem 10 e o Palmeiras chegou aos oito, celebrou: “Estamos a dois pontos do primeiro colocado? Não está mal, ainda mais para quem esteve a 14”, disse, lembrando da distância atrás do Botafogo em 2023 que a equipe conseguiu buscar e se sagrar campeã.

Sobre o duelo com o Cuiabá, no qual a equipe começou em ritmo lento, sobretudo pelo forte calor do Mato Grosso, o técnico português também não escondeu sua satisfação com seus meninos. Ele começou com Endrick e Luís Guilherme e depois ainda colocou Estêvão e Fabinho e mesmo assim a maturidade prevaleceu.

“Fizemos um jogo maduro, inteligente, na casa de um adversário que precisava ganhar. Os jogadores (do Cuiabá) queriam mostrar vontade e qualidade ao novo treinador. Mas tivemos calma, paciência”, ressaltou. “Enfrentamos dois adversários, o Cuiabá e o calor e era fundamental ter o controle do jogo com a posse de bola.”

Abel vem fazendo um rodízio no elenco para deixar todos em condições. Zé Rafael voltou neste domingo, enquanto Raphael Veiga descansou, assim como Flaco López, que não saiu do banco. Rômulo ganhou minutagem e Rony começou para recuperar o moral.

Satisfeito com seu grupo, Abel Ferreira revelou que os principais reforços para a temporada serão os retornos de Dudu e Bruno Rodrigues, em reta final de recuperação de graves lesões. “Sim, serão os nossos reforços. Espero que recuperem a forma física e a confiança de quem vem de uma lesão difícil e dura.”

Escalando a tabela, o Palmeiras vai se preparar para um confronto direto por posição. No domingo, na Arena Barueri, vai receber o líder Athletico-PR podendo ultrapassar o rival em casa de vitória. Antes, na quinta-feira, o time vai ao Uruguai enfrentar o Liverpool, pela Libertadores, podendo encaminhar a vaga às oitavas de final.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!