Com objetivo de combater crimes ambientais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no município de Salgueiro, entre os dias 3 e 6 de janeiro, a Operação Sentinela. A iniciativa resultou na apreensão de 140,4 m³ de madeira ilegal e um flagrante de poluição do meio ambiente.
Policiais do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (GECAM) intensificaram a fiscalização durante os quatro dias para coibir crimes que prejudicam o meio ambiente, principalmente o desmatamento ilegal. A ação terminou com cinco flagrantes de transporte irregular de madeira e o registro de uma ocorrência de poluição por emissões veiculares.
Foram apreendidos oito veículos irregulares e oito pessoas acabaram detidas em flagrante. As equipes ainda fizeram um trabalho preventivo e de fiscalização na emissão de 16 autos de infração e realização de oito comandos de fiscalização voltados ao meio ambiente.
A PRF ressalta que a operação reforça o compromisso da entidade com a proteção do meio ambiente, atuando de forma integrada e contínua para a garantia da preservação dos recursos naturais e a promoção de um desenvolvimento sustentável em todo o Brasil. As ações contam com o apoio de órgãos ambientais e toda a madeira apreendida pode ser doada a instituições sociais.
Por Chico Gomes