Associada à alimentação, principalmente quando há o consumo excessivo de opções ultraprocessadas, ricas em açúcar e com gorduras de alta qualidade, a inflamação do intestino resulta também da alta ingestão de álcool, estresse constante, uso repetido de medicamentos e intolerâncias alimentares. Segundo a nutricionista Clara Alves Delavy, esses são fatores que favorecem o processo inflamatório intestinal.
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a especialista em nutrição clínica e esportiva menciona que alguns alimentos têm ativos capazes de desinflamar o intestino. Com relação a esse efeito, ela evidencia a cúrcuma e o gengibre. Ambos somam compostos bioativos com ação anti-inflamatória, conforme detalha a expert: “Podem ajudar bastante na saúde intestinal.”
O intestino é um importante órgão e com vários papéis, como a digestão e a absorção de nutrientes
Jian Fan/Getty Images
A nutricionista aponta alimentos que ajudam a desinflamar o intestino
urbazon/Getty Images
Com o passar do tempo, ficar com o intestino inflamado pode contribuir para a piora da saúde metabólica
Sefa ozel/Getty Images
Os sinais de que o intestino não está funcionando bem costumam aparecer no dia a dia
Tharakorn via Getty Images
Clara prossegue ao ressaltar os benefícios da cúrcuma: “Rica em curcumina, um composto com forte efeito anti-inflamatório e antioxidante”. Para aproveitar mais as propriedades do alimento, a nutricionista aconselha consumi-lo em conjunto com uma fonte de gordura e um pouco de pimenta-do-reino, o que aumenta a absorção da curcumina.
Quanto ao gengibre, a especialista explica que a raiz tuberosa traz na composição substâncias como o gingerol e o shogaol. Elas ajudam a reduzir a inflamação, facilitam a digestão e aliviam desconfortos intestinais. “Os dois alimentos podem ser usados no dia a dia, em preparações culinárias, chás ou como temperos naturais, sempre com moderação e dentro de uma alimentação equilibrada”, aponta.
Outros alimentos listados por Clara são as frutas vermelhas, a exemplo do morango, amora, framboesa, mirtilo e cereja. Ela as define como “ótimas aliadas da saúde do intestino”. As opções dispõem de “boa quantidade de fibras” e, por isso, favorecem o órgão do sistema digestório a funcionar melhor. “São riquíssimas em antioxidantes, como polifenóis e antocianinas, que têm ação anti-inflamatória”, argumenta.
“Esses compostos, presentes nas frutas vermelhas, auxiliam no equilíbrio da microbiota, protegem a mucosa intestinal e colaboram para reduzir processos inflamatórios, além de favorecerem o trânsito do intestino e a saúde digestiva como um todo”, analisa a nutricionista. Ela salienta sobre manter o órgão saudável contribuir com a disposição e a saúde mental: “Impacta diretamente a qualidade de vida.”
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.