PUBLICIDADE

Lições para a vida digital

Pernambuco adota tema de Cidadania Digital e Midiática para ano letivo de 2026, focando em uso ético e responsável das tecnologias.

O ano letivo de 2026 em Pernambuco terá como foco a cidadania digital e midiática, visando formar jovens críticos e responsáveis no ambiente online.

Com olhares fixos nas telas que mudam velozmente os estímulos visuais, crianças e adolescentes consomem fluxos de informação em um volume inimaginável a gerações anteriores. Este cenário impõe desafios complexos para pais e professores, confrontados com um choque geracional que transcende a mera quantidade de dados.

Abrange também o acesso a conteúdos impróprios, a proliferação de fake news e a hiperexposição em redes onde a desinformação é abundante. Além do aprendizado escolar, a vida social digital apresenta questões éticas que exigem atenção e responsabilidade de todos, jovens e adultos.

Diante dessa realidade, a rede estadual de ensino em Pernambuco adota o tema “Educação para a Cidadania Digital e Midiática: formando cidadãs e cidadãos críticos e responsáveis” para o ano letivo de 2026. A iniciativa, segundo a Secretaria de Educação, visa demonstrar a importância de uma atuação ética, segura e cidadã no ambiente digital, com foco em debates sobre segurança, navegabilidade responsável e autonomia de adolescentes e jovens.

Essa temática, familiar à juventude, representa uma aproximação crucial do ambiente escolar com as gerações nativas digitais.

A proposta central é ampliar o diálogo sobre as redes sociais, o uso de celulares e outros dispositivos, e a crescente influência da inteligência artificial, cuja disseminação intensifica as preocupações com a ética digital e a propagação de informações falsas. O secretário de Educação de Pernambuco, Gílson Monteiro, informou que a partir de 3 de fevereiro, com o retorno às aulas, atividades como torneios, olimpíadas e ações pedagógicas terão esse viés de aprofundamento do tema, buscando conscientizar a comunidade escolar sobre a utilização correta da tecnologia.

Desafios e o Contexto Nacional

No contexto nacional, um ano após a entrada em vigor da lei federal de restrição do uso de celulares no ambiente escolar, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a realização de uma pesquisa no primeiro semestre para avaliar os efeitos da legislação na aprendizagem e na dinâmica das unidades. É relevante notar que, em 2022, 80% dos estudantes brasileiros ouvidos pelo PISA relataram distrações em sala de aula devido ao uso de celulares.

A vida digital, que se inicia na família e se estende ao ensino – o qual não pode ignorar a tecnologia para oferecer conhecimento –, requer um equilíbrio na dedicação às telas. A discussão promovida no âmbito do ano letivo na rede pública estadual pernambucana é, portanto, extremamente pertinente e promissora, capaz de gerar valiosas lições tanto para estudantes quanto para educadores.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE